loading...

Santa Maria relembra cinco anos da tragédia da Boate Kiss neste sábado, 27 de janeiro

Santa Maria relembra cinco anos da tragédia da Boate Kiss neste sábado, 27 de janeiro
Sexta-feira teve caminhada iluminada e vigília em homenagem às vítimas | Foto: João Vilnei / Especial CP

Sexta-feira teve caminhada iluminada e vigília em homenagem às vítimas | Foto: João Vilnei / Especial CP

Os cinco anos da tragédia da Boate Kiss, neste sábado, serão lembrados com diversas atividades em Santa Maria, Região Central do Estado. Inúmeras lojas do município aderiram à campanha “Santa Maria Floresce”, que homenageia as vítimas do incêndio que matou 242 pessoas e feriu mais de 600 na madrugada de 27 de janeiro de 2013. As vitrines e fachadas de estabelecimentos estão decoradas com a cor branca, iniciativa criada pelo Sindilojas.

Reportagem: a Kiss cinco anos depois

O documentário “Depois Daquele Dia”, de Luciane Treulieb, irmã de João Aloisio Treulieb, que morreu no incêndio, foi exibido nesta sexta-feira, e, logo após, familiares das vítimas realizaram uma caminhada iluminada por velas até o prédio onde funcionava a casa noturna, na rua dos Andradas. No local, ocorreram cânticos, orações e uma vigília.

O diretor jurídico da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Paulo Carvalho, que reside em São Paulo, esteve presente na homenagem e afirmou que as provas das irregularidades do funcionamento da casa podem ser constatadas no interior da boate. “O local é uma armadilha que nossos filhos não tiveram condições de deixar e acabaram morrendo asfixiados”, declarou. Carvalho perdeu um filho na tragédia.

Concurso será lançado neste sábado

O Concurso Público Nacional de Arquitetura para construção do Memorial às Vítimas da Kiss será lançado, oficialmente, às 9h deste sábado no Salão Azul do Centro Universitário Franciscano (Unifra). O evento antecede o painel “Cinco Anos de Busca Por Justiça” e integra a programação das homenagens promovidas pela prefeitura de Santa Maria, AVTSM e Instituo de Arquitetos do Brasil (IAB-RS).

A realização do concurso será viabilizada com recursos conquistados por meio de financiamento coletivo, iniciado em agosto de 2017. A campanha encerrou em novembro e arrecadou R$ 250 mil, superando a meta inicial, que era de R$ 150 mil. Com o dinheiro, será possível custear a elaboração do concurso, a premiação dos cinco melhores projetos e o pagamento dos honorários do vencedor. O valor também vai possibilitar a execução de projetos complementares para o Memorial, como o hidráulico, elétrico, hidrossanitário e o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI).

Durante a tarde, outras atividades estão programadas:

17h20min – Toque do Silêncio pela 3ª Divisão de Exército

17h30min – Daniela Arbex – livro “Todo Dia a Mesma Noite”

17h40min – IAB – Memorial às Vítimas da Kiss

18h – UNOPS-ONU – participação na construção do Memorial

18h20min – Paulo Carvalho e Pedro Barcelos “Violações dos Direitos Humanos”

18h50min – Coral Illumina e cantor Beto Pires

19h10min – Moça dos Gestos

19h25min – Escola de Dança Royale

19h45min – Palavra do presidente da AVTSM, Sergio da Silva

19h50min – Culto ecumênico

20h30min – Toque dos sinos

20h35min – Soltura dos balões

20h45min – Toque do Silêncio pela Ala 4 (FAB)

20h50min – Cantora Deborah Rosa

21h – Encerramento

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Reportagem: Renato Oliveira / Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *