loading...

Sanciona a lei municipal que institui o Largo São Frei Pio, no Bairro Fátima

Sanciona a lei municipal que institui o Largo São Frei Pio, no Bairro Fátima

O largo existente na Avenida Presidente Vargas, em frente à Igreja de Fátima, ganhou denominação de “São Frei Pio”, neste sábado (06), quando o prefeito Jorge Pozzobom sancionou Lei Municipal nº 6200 de autoria do vereador Vanderlei Araújo (PP). A assinatura do documento ocorreu ao final da missa realizada na Igreja de Fátima. Além do chefe do Executivo e do parlamentar, estiveram presentes o vice-prefeito, Sérgio Cechin, e a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, pertencente à paróquia e responsável por apresentar o abaixo-assinado da comunidade ao vereador.

O Largo “São Frei Pio” compreende o quadrilátero entre as ruas Barão do Triunfo, Conde de Porto Alegre, Professor Teixeira e a Avenida Presidente Vargas. De acordo com a lei, a área verde também contempla a “Alameda das Esculturas”, localizada no interior do Largo e que, agora, passa a preservar o mobiliário urbano naquele local.

“Eu e o Cechin fizemos questão de sancionar esta lei aqui, junto à comunidade, pois esta é uma conquista dos moradores do Bairro Fátima, que se articularam e enviaram a proposta ao Legislativo. Na Sessão Plenária do dia 26 de dezembro, o projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores. E agora, nos resta pedir a proteção de São Pio para que este local seja preservado, para que não existam aqui ações de vandalismo que tanto atingem a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

O Frei Eudes Calegaro, responsável por celebrar a missa no último sábado, ao lado do Freio Valdir Pretto, compartilhou do pedido em relação ao zelo pelo espaço público.

“Que São Frei Pio seja o cuidador deste espaço, para que ele possa ser preservado e cuidado por todos os santa-marienses. A comunidade agradece a iniciativa em homenagear este representante da luta pela caridade social, que tanto se esforçou para aliviar o sofrimento e a miséria de muitas famílias”, disse Frei Eudes Calegaro.

São Frei Pio nasceu na localidade de Pietrelcina, na Itália, em 25 de maio de 1887. O processo que levou à sua canonização teve início em 29 de novembro de 1982. Em 21 de janeiro de 1990, Padre Pio foi proclamado “Venerável”, beatificado em 02 de maio de 1999 e canonizado em 16 de junho de 2002, na Praça de São Pedro, em Roma, pelo pontífice Papa João Paulo II, como São Pio de Pietrelcina. Sua festa litúrgica é celebrada em 23 de setembro.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *