Na terça-feira, dia 12 de dezembro, o Programa Rádio Jornal nos Bairros chegou ao Bairro Km 3, e foi recebido no Museu DiáconoJoão Luiz Pozzobon.

O programa produzido e apresentado por Antônio Tessis, é uma realização da Nova Rádio Medianeira 102.7 e Jornal Regional Águas da Serra, com patrocínio Âncora da Corsan tendo como objetivo divulgar as potencialidades e levantar as demandas de todas as regiões de Santa Maria.

CASA MUSEU –O primeiro a conversar com a reportagem foi o Padre Argemiro Feracioli, Postulador da Causa de Beatificação do Diácono João Luiz Pozzobon. O Padre lembrou que exatamente no dia 12 de dezembro é o dia em que Pozzobon completaria 113 anos de vida se estivesse vivo.

Feracioli explicou que na Casa Museu estão expostos objetos do religioso e muitas peças que refletem a sua história de vida, devoção e dedicação a comunidade. Ele convidou as pessoas para conhecerem a Casa Museu, que tem entrada gratuita. Os dias e horários de visitação são de terça a domingo, das 08h30 às 14 ás 17h30. Aos domingos ao atendimento é feito somente pela manhã.

PROJETO –Cristiano Santana, morador do bairro, juntamente com dois amigos, desenvolve o “Projeto Vale da Benção” que beneficia crianças carentes através do esporte.

O projeto que já tem um ano de existência, é aberto a toda a comunidade e atende crianças de diversas idades sem ter idade limite, pois entende que enquanto as crianças estão envolvidas com as atividades não estão nas ruas em meio a criminalidade e drogas. Eles atendem hoje cerca de 100 a 120 crianças do sexo feminino e masculino de todas as idades. A manutenção do Projeto ocorre através de doações da comunidade, como roupas, alimentos e material esportivo.

MORADORES – Humberto Pozzobon, filho do Diácono João Luiz Pozzobon, que nasceu na Casa Museu, falou um pouco sobre a sua vida no Bairro e também contou a história do local que mudou muito nestes anos todos.

Darci Dallaporta, morador antigo do bairro também falou das atividades desenvolvidas no bairro e sobre a caminhada de fé e devoção do Diácono João Luiz Pozzobon. Com o crescimento do bairro, uma de suas reivindicações é mais atenção das autoridades na área da saúde e segurança, pois a violência vem aumentando consideravelmente na região e a população também necessita de saúde de qualidade.

PASTORAL DA CRIANÇA – Elizabeth Pozzobon, moradora do bairro e integrante da Pastoral da Criança falou das atividades realizadas com as crianças, oferecendo pesagens, palestras, lanche, atividades e brincadeiras. As atividades são desenvolvidas no salão da capela. A Pastoral também faz visitação nas casas prestando auxilio e acompanhamento as crianças.

A moradora aproveitou o espaço para pedir mais agilidade do Poder Público para a construção do Posto de Saúde que está previsto, pois a população precisa urgentemente desse serviço.

REIVINDICAÇÕES – Jair Antônio Trindade, vizinho da Casa Museu, falou sobre a devoção a João Luiz Pozzobon que em breve será canonizado. O morador que também é uma das lideranças do bairro, falou sobre as necessidades dos moradores, entre elas a construção do Posto de Saúde, cujo projeto já existe. Ele também pediu uma sinalização melhor no trânsito, como faixas de segurança e redutores de velocidade, principalmente próximo as escolas.

ESCOLA – A Professora Elaine Bettim, Vice-Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celina de Moraes, conversou com a reportagem e explicou que a escola atua no bairro há 54 anos, alfabetizando crianças, jovens e adultos, inclusive com a EJA (Educação para Jovens e Adultos).

A Educadora falou sobre a implantação do Programa Mais Educação na escola a partir de 2018, onde os alunos permanecerão durante todo o dia na escola, e participarão de atividade e oficinas no turno inverso as aulas. Atualmente a escola atende 280 estudantes.

Na próxima terça-feira, dia 19 de dezembro, o Programa Rádio Jornal nos Bairros estará na Vila Lorenzi.

O Programa Rádio Jornal nos Bairros vai ao ar todas as terças-feiras, sempre das 8h às 11h, com apresentação do radialista Antônio Tessis, fazendo sete intervenções de 10 minutos cada dos locais visitados pela reportagem, dentro do programa Rádio do Povo, apresentado por Clédio Calegaro, na Rádio Medianeira.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Reportagem: Franciele Volpatto/Jornal Águas da Serra
Produção e apresentação Antônio Téssis/Rádio Medianeira
Fotos: Antônio Lima

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA