Nesta semana, o Programa Rádio Jornal nos Bairros chegou a Cohab Fernando Ferrari, em Camobi, na Região Leste de Santa Maria. O programa foi ao ar pela Rádio Medianeira AM na terça-feira, dia 10 de outubro.

A Unidade Móvel da Rádio Medianeira foi recebida na sede da Associação Comunitária da Cohab Fernando Ferrari, onde moradores, tradicionalistas, educadores, profissionais da área da saude e líderes comunitários participaram do programa falando sobre o bairro e fazendo reivindicações.

O Bairro é formado por residências, comércio e 4 residenciais que juntos somam mais de 6.500 habitantes. O Bairro também possui escola, unidade de saúde e locais para eventos.

O PRESIDENTE – Hermes Cardoso, Presidente da Associação Comunitária foi o primeiro a se manifestar e explicou que o bairro possui uma grande variedade de casas comerciais para atender a população que não precisa sair de casa para fazer suas compras de maior necessidade.

Cardoso salientou que faz muita falta no bairro, uma Farmácias 24h para atender a demanda da comunidade. Ele também aproveitou para pedir mais apoio do poder público na pavimentação das ruas, reparos nos buracos, principalmente onde passam as linhas de ônibus, a colocação de mais abrigos e horário de ônibus.

Ele destacou que a iluminação pública está a contento da comunidade e os pedidos sempre são atendidos.

PRACINHA – Segundo o presidente, a iluminação da pracinha de brinquedos necessita de melhorias e colocação de mais brinquedos que segundo ele já estão comprados.

TRADICIONALISTAS – Antônio Garcia, Patrão do CTG Sepé Tiarajú, participou do programa representando a entidade tradicionalista que foi fundada em 1990. Segundo ele, o objetivo do CTG é proporcionar um espaço sadio e cultural para as famílias que tem a oportunidade de ensinar a seus filhos os verdadeiros valores da tradição.

No local são desenvolvidas as atividades dos grupos de dança, almoços, jantares e fandangos. Ele lembrou que no dia 11 de novembro, a entidade comemora 27 anos e para isso está sendo preparado um jantar com homenagens, cuja programação será divulgada em breve. Todas as sextas-feiras, a entidade realiza jantares na sede do CTG.

O Patrão do CTG participou do programa acompanhado das prendas Maria Clara Garcia e Kamilli Rosa e do peão Yuri Garcia, que falaram das atividades e eventos desenvolvidos na entidade e convidaram a comunidade a participar.

UNIDADE DE SAÚDE –  A Enfermeira Salete Scaramussa, Coordenadora da Unidade Básica de Saúde Valter Aita, participou do programa e explicou que a unidade de saúde trabalha com a prevenção das doenças para evitar que as pessoas precisem ir ao hospital. No local são prestados serviços de atendimento médico e odontológico, das 07h ás 17h sem fechar ao meio dia. As consultas devem ser agendadas diretamente na unidade que possui dois médicos e uma equipe de enfermagem a disposição da comunidade.

A Unidade de Saúde também oferece visitas domiciliares para pacientes acamados e doentes mentais, grupos de atividades físicas, atendimento psicológico em grupo, pesagem de crianças, terapia ocupacional através de oficinas, palestras, orientações entre outras atividades.

A Enfermeira fez uma alerta para toda a população que deve prevenir as doenças, fazendo exames pelo menos uma vez por ano, cuidar a alimentação e praticar atividades físicas.

SEG – A Diretora do (SEG) Sistema de Ensino Gaúcho, Priscila Ritzel, esteve no local e falou sobre a prevenção do câncer principalmente no público feminino em razão do “Outubro Rosa”. Durante o programa, uma equipe do SEG esteve presente no local com serviços de aferição de pressão arterial, sessões de massagem e dicas de saúde para a comunidade.

MORADORES – A Presidente da Associação dos Moradores do Residencial Monte Bello, Fabiana Reinstein e a moradora Alessandra Alfaro visitaram a Unidade Móvel da Rádio e falaram sobre o residencial. Elas solicitaram pavimentação nas ruas do residencial onde ainda não possui. Segundo elas esta reivindicação é feita há anos ao poder público, mas até o momento não foi atendida.

Ao todo mais de 1.500 pessoas moram nos 4 residenciais. As moradoras destacaram que o local é muito bom de morar e pode ser considerado tranquilo no que se refere a segurança pública. Elas salientaram que a comunidade possui uma escola a disposição, porém faz falta uma Escola de Educação Infantil com maternal que o bairro não possui.

EDUCAÇÃO – A Diretora da Escola Edna May Cardoso, Professora Adriane de Castro Rocha e o Vice-diretor, o Professor Fernando Cunha Trindade falaram das atividades desenvolvidas na instituição de ensino.

A Escola atende aproximadamente 480 estudantes do Ensino Fundamental Completo, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) noturno. Atualmente a escola está em greve, mas permanece aberta. Segundo a professora, os dias letivos perdidos durante a greve serão recuperados posteriormente.

Eles informaram que em breve iniciará as obras de reforma do telhado e de toda a parte elétrica da instituição, que será substituída.

MORADOR ANTIGO – Jorge Trindade, um dos moradores mais antigos do bairro elogiou o trabalho da direção da Associação Comunitária que vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia propiciando uma sede com amplo espaço para eventos e demais atividades que está à disposição da comunidade.

Ele aproveitou o espaço para cobrar do setor competente a colocação dos brinquedos na pracinha, que é o espaço utilizado para a diversão das crianças. Cobrou mais empenho para a retomada das obras da creche que estão abandonadas no bairro, enquanto dezenas de crianças aguardam por uma vaga.

O programa, apresentado por Antônio Tessis, e produzido por Leandro Martin, é uma realização da Rádio Medianeira e Jornal Regional Águas da Serra, com patrocínio Âncora de Corsan tendo como objetivo divulgar as potencialidades e levantar as demandas de todas as regiões de Santa Maria. A iniciativa ancora a transição da Rádio Medianeira AM para a faixa FM.

O próximo Bairro a ser visitado será a Vila Vitória, na Regiao Norte de Santa Maria, na terça-feira, dia 17 de outubro.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Reportagem: Franciele Volpatto/Jornal Águas da Serra

Apresentação Antônio Téssis/Rádio Medianeira
Produção e fotos: Leandro Martin

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA