Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do Bairro Rosário, a Prefeitura de Santa Maria instalou um conjunto de semáforos no cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Silva Jardim. Os equipamentos começaram a funcionar na tarde desta quinta-feira (05) e exigem atenção dos motoristas que trafegam pela região. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as sinaleiras vão garantir mais segurança no cruzamento, considerado um dos pontos com maior índice de acidentes registrados na cidade.

O conjunto semafórico instalado no local funciona de forma semelhante às sinaleiras existentes no cruzamento da Borges com a Rua dos Andradas. Os equipamentos de led, mais econômicos devido ao baixo consumo de energia e mais seguros para o trânsito por apresentarem luzes mais intensas e brilhantes, vão funcionar em dois tempos, tanto para quem trafega pela Avenida Borges de Medeiros, quanto para os motoristas que circulam na Rua Silva Jardim.

A secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, esteve no local vistoriando as alterações no cruzamento, juntamente com o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rossés. Fiscais de trânsito orientaram motoristas e pedestres.

“Há mais de 30 anos os moradores desta região solicitavam providências para este cruzamento. Muitos acidentes já foram registrados aqui e, a partir do estudo de viabilidade feito pelos técnicos da pasta, providenciamos a instalação das sinaleiras e também a sinalização horizontal e vertical deste ponto”, explicou Sandra.

Moradora do bairro há 60 anos, Lenir Marchi da Costa, 79 anos, comemorou a iniciativa da Prefeitura e diz já ter perdido a conta do número de acidentes de trânsito que presenciou na esquina de casa.

“Meu falecido marido chegou a instalar proteção de ferro em frente à nossa casa, mas nem isso conseguia evitar que os carros invadissem a calçada, pois nunca respeitaram o cruzamento”, afirmou a aposentada.

O QUE MUDA NO TRÂNSITO

Os motoristas que transitam pela Avenida Borges de Medeiros, no sentido Norte-Sul, não poderão fazer a conversão à esquerda na Rua Silva Jardim e o único sentido permitido é continuar trafegando pela Borges. Já veículos que seguem pela avenida, no sentido Sul-Norte, só podem fazer a conversão à direita, na Silva, ou seguir reto pela Borges. Quem trafega pela Silva Jardim, sentido Bairro-Centro, tem três opções de rota: seguir em frente, converter à direita ou à esquerda na Avenida Borges de Medeiros.

LINHA DE ÔNIBUS SERÁ ALTERADA

De acordo com o Sistema Integrado Municipal (SIM-SM), a linha São João – Fórum, no sentido Bairro-Centro está com alteração no itinerário a partir desta quinta-feira (05). Os ônibus que trafegam pela Avenida Borges de Medeiros devem agora fazer a conversão à direita na Rua dos Andradas, depois seguir pela Rua Maria Quitéria e por fim converter à direita na Rua Silva Jardim, cruzando a Borges, em direção ao Centro.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: João Alves (Mtb 19.722)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA