O Projeto Rádio Jornal nos Bairros foi recebido nesta terça-feira (3), no Salão dos Petroleiros, no Bairro Parque Pinheiro Machado, região Oeste de Santa Maria. A Unidade Móvel da Rádio Medianeira AM foi recebida pelos moradores, líderes comunitários e comunidade em geral, que participou do programa fazendo reivindicações e também falando sobre as pontos positivos que o bairro possui. O Bairro Parque Pinheiro Machado possui 10.943 habitantes, possui diversas casas comerciais e muitas atividades para a comunidade.

MORADOR – O primeiro a se manifestar foi Marcelo Trindade, morador do bairro há 15 anos e que acompanha o crescimento do local desde que chegou. Segundo ele, o bairro é um local muito bom de se morar, rico em comércio e agora irá melhorar ainda mais com a duplicação da BR 287, que está sendo feita e isso irá facilitar o acesso ao bairro.

Uma melhor atenção na iluminação pública, segurança com mais policiamento no entorno da Cohab e melhorias nas ruas são algumas das prioridades elegidas pelos moradores. “O bairro também necessita de projetos de ampliação da rede de esgoto e saneamento básico, que aqui se tem muito pouco”, destacou Trindade.

SECRETÁRIO –  O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social João Chaves, fez uma participação no programa onde falou sobre o Benefício de Prestação Continuada que é um programa do Governo Federal oferecido para idosos que não são aposentados porque nunca contribuíram com a Previdência Social.

João Chaves alertou sobre o recadastramento que está sendo feito nas residências e deverá ser concluído até o dia 31 de dezembro, sob pena de suspensão do benefício. Ele informou que mesmo estando identificados, os profissionais não estão sendo recebidos nas residências. O Secretário também falou que a Administração Municipal pretende fazer mais contratações na área da saúde para beneficiar os bairros nos serviços básicos de saúde.

TRANSPORTE PÚBLICO – Cristiano Andretta e Rogerio Santos, do Consórcio SIM (Sistema Integrado Municipal), falaram sobre o transporte público na região e se colocaram a disposição da comunidade. Eles aproveitaram para falar sobre as linhas de ônibus extras que serão colocadas para a Expoaer que acontecem em Camobi, no próximo domingo, dia 08 de outubro.

Os representantes do SIM destacaram que vem sempre buscando junto ao poder público municipal, melhorias nas vias por onde trafegam os ônibus que estão carecendo de reparos. Sobre os abrigos de ônibus que também estão precisando de melhorias, Rogerio estacou que foi feito um levantamento e a Prefeitura está iniciando as reformas e melhorias.

VIZINHOS – Maria Machado de Lima que participou da 1ª edição do Programa Rádio Jornal nos Bairros que aconteceu em agosto no Bairro Tancredo Neves, visitou a Unidade Móvel para participar do programa no Bairro Parque Pinheiro Machado que é um bairro vizinho ao seu.

ROMARIA – Nesta semana ela aproveitou o espaço para convidar a comunidade a participar da 10ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida que celebra os 300 anos do Descobrimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida às margens do Rio Paraíba.

Uma Novena preparatória antecede a Romaria. A novena acontece na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves e inicia nesta terça-feira, dia 03 e vai até o dia 11 de outubro, sempre ás 19h30min. Já no Feriado Nacional, dia 12, acontece a procissão, missa, almoço e festividades no salão paroquial.

LIMPEZA DO BAIRRO – Oséias Mendes, responsável pelo jornal do bairro, que promove as atividades da comunidade participou do programa e convidou os moradores dos bairros da vizinhança a ajudarem na limpeza das ruas, canteiros e praças, recolhendo o lixo que é depositado em local inadequado, enquanto as lixeiras ficam vazias. O morador conclamou que todos colaborem com a ordem e limpeza do bairro, e não fiquem somente esperando pelo poder público.

SAÚDE PÚBLICA – Silvana Regina da Costa, Professora e Enfermeira do SEG, que é uma Escola Técnica que atua em diversas áreas, esteve presente no local com uma equipe fazendo aferição de pressão arterial e orientando as pessoas sobre diversas doenças e dando dicas de saúde.

A representante do SEG falou sobre as campanhas realizadas junto a comunidade, entre elas o “Setembro Verde e Amarelo” onde o verde simboliza a importância da doação de órgãos e o amarelo a prevenção ao suicídio.

Silvana da Costa lmebrou do “Outubro Rosa” que chegou para trabalhar a prevenção ao câncer de mama que é a principal causa de morte entre as mulheres e em sua maioria é genética. Ela ressaltou a importância das mulheres procurarem o Posto Médico e fazer os exames preventivos, pois o diagnóstico precoce aumenta as possibilidade de cura e tratamento adequado.

Ela informou também que no mês de novembro será realizada a campanha “Novembro Azul” que visa a prevenção do câncer de próstata no público masculino.

O PRESIDENTE – Luiz Carlos Machado Vargas, Presidente da Associação Comunitária do Bairro Parque Pinheiro Machado, conversou com a reportagem e agradeceu a presença do programa no bairro. Ele falou sobre as atividades desenvolvidas pela associação que segundo ele tem obtido êxito nas demandas.

MELHORIAS – Ele citou os postos do Banco do Brasil, Sicredi e Caixa Federal como pontos favoráveis que foram conquistados pela comunidade. A luta segue agora pela volta do Posto da Brigada Militar, a vinda de uma Agência dos Correios e um posto de venda de passagens.

Vargas também citou a troca de endereço do Posto Médico que está em melhores instalações, e agora a luta é pela vinda de um profissional pediatra e um ginecologista. O presidente também falou da obra da creche que está sendo construída no Loteamento Cipriano da Rocha que irá beneficiar a comunidade do bairro.

RÁDIO JORNAL NOS BAIRROS

O Programa Rádio Jornal nos Bairros vai ao ar todas as terças-feiras, sempre das 8h às 11h, com apresentação do radialista Antônio Tessis, fazendo sete intervenções de 10 minutos cada dos locais visitados pela reportagem, dentro do programa Rádio do Povo, apresentado por Clédio Calegaro, na Rádio Medianeira AM.

O programa, apresentado por Antônio Tessis, e produzido por Leandro Martin, é uma realização da Rádio Medianeira e Jornal Regional Águas da Serra, com patrocínio Âncora de Corsan tendo como objetivo divulgar as potencialidades e levantar as demandas de todas as regiões de Santa Maria. A iniciativa ancora a transição da Rádio medianeira AM para a faixa FM.

Reportagem: Franciele Volpatto/Jornal Águas da Serra

Apresentação Antônio Téssis/Rádio Medianeira
Produção e fotos: Leandro Martin

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA