Nessa terça-feira, dia 19 de setembro, Programa Rádio Jornal nos Bairros chegou ao Bairro São José, na região Leste de Santa Maria em sua sexta edição. A Unidade Móvel da Rádio Medianeira AM foi recebida no Salão Paroquial da capela São José, onde a comunidade participou do programa falando sobre as coisas boas existentes no bairro e também fez suas reivindicações.

O programa, apresentado por Antônio Tessis, e produzido por Leandro Martin, é uma realização da Rádio Medianeira e Jornal Regional Águas da Serra, com patrocínio Âncora de Corsan tendo como objetivo divulgar as potencialidades e levantar as demandas de todas as regiões de Santa Maria.

O Bairro São José é de fácil acesso ao centro da cidade, povoado por residências com fachadas históricas que iniciou com 5.697 habitantes e hoje possui mais de 20 mil     moradores.

O primeiro a se manifestar foi Francisco Cardoso, Líder Comunitário, morador há mais de 20 anos do bairro. Ele falou sobre as atividades desenvolvidas na comunidade, entre elas o acompanhamento da Pastoral da Criança para crianças de 0 a 6 anos, em parceria com o Posto de Saúde e Universidade Federal de Santa Maria; serviços de fisioterapia, também em parceria com a Universidade, aulas de ginástica abertas à comunidade, catequese, crisma, aulas de violão entre outras atividades.

Segundo Cardoso, o salão da comunidade está à disposição para festas de casamentos, aniversários, e demais eventos.

PAVIMENTAÇÃO – De acordo com Francisco, o maior anseio da comunidade do bairro é a pavimentação de ruas. “Temos ruas com linhas de ônibus que estão em péssimas condições. Na parte de iluminação pública somos bem atendidos, mas falta segurança, pois o Posto da BM que ficava no local foi transferido para Camobi”, explicou o morador. No local a BM possui um prédio construído pela comunidade, hoje ocupado pelo Batalhão Ambiental.

TRADICÃO – José Amilton Ferrari, Patrão do Piquete Estância de São José, participou do programa acompanhado da prenda Carolina de 11 anos e dos peões João Vitor e Pedro Henrique. Na oportunidade ele falou das atividades do Piquete na Semana Farroupilha e convidou a comunidade a participar das festividades. O piquete foi fundado em 20 de setembro de 1998, e atualmente possui em torno de 100 membros que cultuam a tradição gaúcha.

TRANSPORTE – Cristiano Andretta, Gerente Operacional do Consórcio SIM (Sistema Integrado Municipal), aproveitou o espaço para informar sobre as alterações nos horários e paradas de ônibus durante o Desfile Tradicionalista ocorrido na quarta-feira, dia 20.

SAÚDE –  As Agentes Comunitárias de Saúde Liziane Brondani, Cenira Nilbrat e Aline da Silva integrantes da equipe do Posto de Saúde conversaram com a reportagem falando sobre as atividades desenvolvidas e horários de funcionamento da unidade de saúde. A Assistente Social Deise Pretto também participou do programa.

COMÉRCIO – Ibanes Bertagolli, empresário do ramo de supermercados, morador há 28 anos do bairro falou sobre as potencialidades da região e destacou seu orgulho de morar e trabalhar no Bairro São José.

Bertagnolli, possui três supermercados na cidade e um deles que faz parte da Rede Super, fica no Bairro São José. Ele destacou que o bairro é um local bom de se viver e trabalhar, por isso atrai as pessoas e prova disso é que vários condomínios e empresas se instalaram no local.

Como comerciante atuante no bairro, gerando emprego e renda, ele conhece a maioria de seus clientes pelo nome, que além de clientes são amigos e vizinhos. O empresário sugeriu que mais empreendedores invistam na região.

MORADORA – Eloá Azevedo, moradora do bairro e participante do grupo de ginástica local, visitou a unidade móvel para falar sobre as atividades do grupo e comentar sobre o excelente atendimento recebido da unidade de saúde do bairro, cuja equipe é incansável e atenciosa com a população.

SUBSÍNDICO – Pedro Lima, morador e Subsíndico do Condomínio “Morada do Sol”, habitado por 128 famílias há mais de 20 anos, localizado na Rua João Franciscato, aproveitou a oportunidade para reclamar da poeira na rua em dias de calor e do barro em dias de chuva.

Segundo ele falta rede de esgoto e pavimentação nas ruas. Em contato com a prefeitura ele alega que a resposta é de que não há verba. “Tem buraco aqui que dá para criar uma carpa. Quando se tapa um, abre outro ainda maior”, desabafou o morador. Ele também clamou por mais atenção na iluminação pública da rua.

A ESCOLA – Com 57 anos de inserção na comunidade, 550 alunos, 38 professores e 12 funcionários, a Escola Estadual Professora Naura Teixeira Pinheiro é uma importante instituição de ensino localizada no Bairro São José. Para falar sobre a escola, visitaram a unidade móvel da rádio, a Vice-Diretora Paula Sarze Sartori Viero, a supervisora Alcimari Soares Pereira, a servidora Ivanise Belmonte Nascimento e o aluno Iury Augusto Silva da Rosa.

Na oportunidade, eles falaram das atividades realizadas pela escola como a 3ª Caminhada da Paz, o “Projeto Educomunicação”, o Programa Nota Fiscal Gaúcha, e demais atividades previstas para os próximos meses (Sarau Literário e Mostra Pedagógica e Cientifica) previstas para o mês de novembro.

SOLICITAÇÃO – A comunidade escolar luta pela conquista de uma quadra de esportes coberta para realização de suas atividades, ampliação do espaço físico e melhorias na sinalização do trânsito nas proximidades da escola.

PERSONALIDADE – Andreia Brasil, uma das fundadoras do Instituto Assistencial do Bem Estar Animal, falou sobre o instituto que foi criado por um grupo de pessoas da comunidade e empresários, com o intuito de tentar acabar com os maus tratos aos animais, principalmente gatos, cavalos e cachorros.

Quem quiser se associar pode entrar em contato pelo telefone (55) 9 99889990. A comunidade também pode colaborar com doações de ração e material de apoio. Também é realizado um brechó solidário, cuja renda é utilizada na castração dos animais.

O próximo Bairro a ser visitado será o Bairro Tomazetti, na Região Sul de Santa Maria, na próxima terça-feira, dia 26 de setembro.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Reportagem: Franciele Volpatto/Jornal Águas da Serra
Apresentação Antônio Téssis/Rádio Medianeira
Produção e fotos: Leandro Martin

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA