Nesta terça-feira, dia 12 de setembro, o Projeto Rádio Jornal nos Bairros chegou a sua quinta edição, com o estúdio móvel da Rádio Medianeira AM visitando o Bairro Campestre do Menino Deus, em Santa Maria. Localizado na região nordeste da cidade o bairro tem sete anos de fundação e possui 2.697 habitantes. O Estúdio Móvel da Rádio Medianeira foi recebida na sede da Associação Comunitária do bairro, onde o primeiro a se manifestar foi o Presidente da Associação Adriano de Lima, morador do local há mais de 30 anos. Ele falou do bairro com muito orgulho, dizendo que esta é uma região boa de morar, mas lamentou que ultimamente tem ocorrido muitos homicídios tirando a vida de pessoas jovens.

Entre as coisas boas que existem no bairro, Lima citou a Barragem do DNOS que abastece mais de 30% da população de Santa Maria; o comércio; as escolas; clubes; o CTG; o transporte coletivo de qualidade; a coleta de lixo; a iluminação pública e a educação de qualidade oferecida no bairro.

REINVINDICAÇÕES – Ele aproveitou a oportunidade para destacar alguns problemas, como ruas sem calçamento, falta de uma pracinha, de um Posto de Saúde local e mais Agentes de Saúde, pois existe apenas uma profissional para dar atendimento a toda população do bairro. Ele também pediu mais atenção do poder público na coleta de esgoto, construção de uma creche, e com o cemitério que se encontra com cercas caindo e carecendo de melhorias.

O Presidente sugeriu que os moradores participem mais das atividades promovidas pelas entidades do bairro e fez um apelo para que as secretarias municipais desenvolvam projetos culturais no bairro.

ESPAÇO PARA EVENTOS –  Giovane e Fernando Pozzobom, proprietários da Casa Círculo, também participaram do programa, falando sobre a casa que é um espaço destinado para realização de eventos como festas, casamentos, aniversários, formaturas e outros. O diferencial é que o prédio é totalmente revestido com caixas de leite reciclado, com aproveitamento de energia e ventilação natural.

TRANSPORTE PÚBLICO – Também estiveram visitando a Unidade Móvel, Cristiano Andretta e Peixoto, representantes do Consórcio Sim, da Empresa Santa Catarina Transportes e da ATU (Associação dos Transportadores Urbanos) que estão presentes no bairro, prestando serviços de transporte público. Segundo eles, as entidades e empresas estão sempre buscando atender as demandas dentro das possibilidades e buscando melhorias todos os dias.

Peixoto, destacou a renovação constante da frota de veículos da Empresa Santa Catarina e colocou os canais de comunicação da empresa a disposição da população. Peixoto, disse que a empresa tem como prioridade o treinamento dos profissionais e cuidados com a frota para manter e melhorar sempre a qualidade dos serviços prestados.

ESPORTES – Cristina Bitencourt Ribeiro, Presidente da Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos, conversou com o apresentador Antônio Tessis e explicou que o objetivo da associação é desenvolver o esporte náutico na região.

No bairro é desenvolvido o “Projeto Remar” com as crianças, de forma gratuita beneficiando mais de 40 participantes que praticam canoagem. O Projeto recebe apoio de entidades, como professores de Educação Física e demais voluntários, bem como material para as aulas. Mais de 150 crianças já passaram pelo projeto onde também é trabalhado o respeito, a disciplina e as questões ambientais, como recolhimento de lixo das margens da barragem do DNOS.

VAGAS – O Projeto já foi berço de atletas de alto rendimento que seguem na carreira do esporte, como os irmãos Gilvan e Givago Ribeiro, reconhecidos nacionalmente.

Segundo Cristina, ainda há vagas disponíveis para os interessados, onde os requisitos são crianças de 9 a 13 anos, que deves estar estudando e com notas boas. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 9 84374376.

SECRETÁRIO – Quem visitou o local foi o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves que falou sobre os Programas Sociais desenvolvidos pela sua secretaria no município de Santa Maria e colocou a pasta a disposição da população do bairro.

MORADORA – Marina Gomidi, uma das moradoras mais antigas do bairro, participou do programa representando o Grupo Amigos do Campestre. Ela explicou que o grupo mantém um brique que funciona com brechó e recebe doações de roupas para vender e arrecadar fundos que são utilizados em benefício da comunidade.

Ela destacou que o grupo possui parcerias com casas de eventos que doam o espaço para a realização dos eventos, como o Café Sabores do Campestre que está em sua terceira edição e que oferece produtos feitos pelos moradores do bairro. Além disso, outras ações são desenvolvidas no bairro.

O ESCRITOR E CONTADOR DE HISTÓRIAS – Carlos Gomidi, que é carioca, mas é morador há vários anos do bairro, está lançando um livro contando a história do bairro e de Santa Maria. Segundo ele, 100 anos antes de surgir Santa Maria tinha 15 índios da Redução de São Miguel povoando o local.

LENDAS – Gomidi falou um pouco sobre as lendas onde uma delas conta que teria um túnel escondido ligando o Bairro Campestre ao centro e neste túnel os jesuítas teriam deixado algo de valor. Segundo ele, muitos procuraram, mas nunca encontraram o referido túnel.

Falou também da Lenda da Pedra Misteriosa e da Estrada do Perau que durante a Revolução Farroupilha foi aberta como um caminho de fuga dos farrapos que utilizaram a estrada para fugir das tropas imperiais. Hoje a estrada recebeu melhorias e é utilizada pela população.

TRADICIONALISTA – Ione Schmit, patroa da Associação Tradicionalista Poncho Branco, que existe há 52 anos, visitou o local para falar sobre a programação da Semana Farroupilha que está sendo realizada pela entidade. Ela salientou que as atividades estão sendo realizadas no salão da Paróquia Santa Catarina, pois a entidade não possui desse própria. Ela convidou a todos para participarem da programação e também a fazerem parte da entidade.

O CTG já teve uma sede própria, mas que hoje não possui condições de ser utilizada e neste momento a comunidade busca um local e fundos para a construção de uma nova sede.

A ESCOLA – Juliana Duran Campos, Diretora da Escola Municipal Hilda Vasconcellos, falou das atividades desenvolvidas na instituição de ensino que atende alunos da pré-escola ao 9º ano atendendo mais de 250 crianças, mesmo sem muita estrutura, como quadra de esportes, pracinha e área de lazer para as crianças.

Segundo a professora, o espaço físico é muito pequeno para atender a todas as turmas, mas mesmo com pouca estrutura a escola consegue oferecer ensino de qualidade a população.

O Programa vai ao ar todas as terças-feiras, sempre das 8h às 11h, com apresentação do radialista Antônio Tessis e produção de Leandro Martin, fazendo sete intervenções de cinco minutos cada dos locais visitados pela reportagem, dentro do programa Rádio do Povo, apresentado por Clédio Calegaro, na Rádio Medianeira AM.

O Projeto Rádio Jornal nos Bairros é uma realização da Rádio Medianeira e Jornal Regional Águas da Serra, com patrocínio Âncora de Corsan, tendo como objetivo divulgar as potencialidades e levantar as demandas de todas as regiões de Santa Maria.

A próxima região a receber o Projeto Rádio Jornal nos Bairros será o Bairro São José, na zona leste, na próxima terça-feira (19).

Reportagem: Franciele Volpatto/Jornal Águas da Serra

Revisão: Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Apresentação Antônio Téssis/Rádio Medianeira

Produção e fotos: Leandro Martin

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA