loading...

Mais de 25 mil pessoas prestigiam desfile de 7 de Setembro na Medianeira

Mais de 25 mil pessoas prestigiam desfile de 7 de Setembro na Medianeira

Amor à Pátria e culto aos valores cívicos. Foi para exaltar esses sentimentos que mais de 25 mil pessoas compareceram, na manhã desta quinta-feira (7), à Avenida Medianeira, em Santa Maria, para prestigiar o Desfile Cívico de 7 de Setembro. De ponta a ponta da avenida, crianças, adultos e idosos reservaram a manhã para acompanhar as atividades alusivas aos 195 anos de Independência do Brasil.

Autoridades civis e militares também prestigiaram o desfile, que contou com a representação de mais de 60 instituições, entre escolas municipais, estaduais e particulares, pelotões do Exército, da Aeronáutica e da Brigada Militar, além de entidades civis, assistenciais, empresariais, tradicionalistas, de classe e grupos dos mais diversos segmentos do Município. Com a execução do Hino Nacional Brasileiro e com o hasteamento das bandeiras, foi dado início à comemoração, que contou ainda com a chegada do Fogo Simbólico, transportado do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29ºBIB) por atletas de guarnições militares e da Guarda Municipal.

As principais autoridades do Município, entre eles o prefeito Jorge Pozzobom, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom e o comandante da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), general de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos, acompanharam, do Palanque Oficial, a passagem das instituições, que apresentaram na avenida seus projetos e as principais atividades que desenvolvem. O desfile teve início com a apresentação da Banda Marcial do Colégio Manoel Ribas. Após, foi a vez da Comissão Executiva da Semana da Pátria e das entidades homenageadas desfilarem pela avenida, seguidos das entidades militares.

Na passagem das escolas municipais, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga, desceram do palanque e prestigiaram, com aplausos e cumprimentos, a passagem dos alunos, professores e demais servidores de cada uma das oito escolas da Rede Municipal e três conveniadas que desfilaram. Aproximadamente mil alunos representaram o Município na Avenida Medianeira.

“Esse é, com toda a certeza, um dos maiores desfiles da história de Santa Maria. Para nós, há um significado ainda mais especial: mais de mil alunos do Município estão aqui, saudando a Pátria, especialmente a nossa Pátria, que é Santa Maria. Temos que agradecer a cada pessoa que veio até aqui fazer a sua demonstração de patriotismo na nossa Avenida Medianeira”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

O Executivo Municipal, além das escolas e projetos desenvolvidos, também foi representado por um pelotão especial, que contou com a presença das secretárias de Mobilidade Urbana e Cultura, Esporte e Lazer, Sandra Rebelato e Marta Zanella, respectivamente, além de servidores de diferentes secretarias municipais.

“Nós ficamos muito felizes que a população atendeu ao nosso chamado e compareceu aqui na Avenida. Sem dúvidas, é um grande desfile, em que temos a participação efetiva das nossas escolas e em que demonstramos o nosso patriotismo”, destacou o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, que integrou a Comissão Executiva da Semana da Pátria.

Conforme o comandante da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), general de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos, a data de 7 de Setembro é, para todos os brasileiros, especialmente para os militares, a oportunidade de demonstrar o patriotismo e o civismo.

“Essa é a data máxima da nossa nacionalidade. É uma oportunidade magnífica de mostrarmos o nosso amor à Pátria. É, sem dúvidas, uma data importante para todos nós”, ressaltou.

PARA PRESTIGIAR A PÁTRIA E A FAMÍLIA

Enquanto pela Avenida Medianeira desfilaram militares, civis, alunos uniformizados, caracterizados com fantasias, bandas marciais e de percussão, carros de combate, viatura, motocicletas e veículos antigos, na lateral da via quem ganhou destaque foram as famílias. Com celulares na mão, o público não deixou de registrar os mais diversos momentos do desfile, do hasteamento da bandeira à passagem da tropa. Com cuia para o chimarrão e cadeiras, muita gente chegou antes das 8h na avenida, para acompanhar a comemoração.

Além de muitos santa-marienses, teve também quem veio de cidades vizinhas para ver o desfile. É o caso da aposentada Zilda Soares Rodrigues. Com 83 anos, ela fez questão de sair de Júlio de Castilhos para acompanhar a solenidade. Com mais sete pessoas da família (algumas que vieram também de Nova Palma), posicionou a cadeira ao lado do Palanque Oficial e dali acompanhou o desfile e prestigiou a passagem de três familiares, que representaram a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) João Franciscatto, o Colégio Tiradentes e o Seminário São José.

“Faz mais de 20 anos que eu acompanho o desfile. Gosto muito de vir participar. É algo bonito, diferente”, contou ela.

A dona de casa Cristina Ventura, 34 anos, e o marido, Márcio de Oliveira, 39, levaram o filho João Pedro, oito anos, até a Avenida para ver a passagem da prima, que desfilou pelo Colégio Militar. Segundo Cristina, que é filha de militar, acompanhar o desfile já é rotina para a família.

“Sempre acompanhei os desfiles, por ser filha de militar, e gosto muito de prestigiar. Viemos, principalmente, para mostrar para ele (o filho) os valores da Pátria”, ressaltou.

ENCERRAMENTO

Após a passagem de todas as entidades, o prefeito Jorge Pozzobom e o comandante da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), general de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos, fizeram o encerramento da Semana da Pátria, com a extinção do Fogo Simbólico.

 Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto:  João Alves (Mtb 17.922)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *