loading...

Projeto Rádio Jornal nos Bairros deu voz a comunidade do Bairro Urlândia, na região Sul

Projeto Rádio Jornal nos Bairros deu voz a comunidade do Bairro Urlândia, na região Sul

O Projeto Rádio Jornal nos Bairros chegou a sua quarta edição, nessa terça-feira, dia 5 de setembro, com o estúdio móvel da Rádio Medianeira AM no Bairro Urlândia, região Sul de Santa Maria. O Bairro Urlândia possui 8.967 habitantes, é composto pelas vilas Santos, Tropical, São Carlos, Formosa e Urlândia e é o único bairro que possui ligação através de passarela para pedestres.

O programa, apresentado por Antônio Tessis, e produzido por Leandro Martin, tem por objetivo divulgar as potencialidades e levantar as demandas de todas as regiões de Santa Maria. O encontro com a comunidade aconteceu na Capela São Francisco de Assis, localizada na Rua Irmão Robertão, 266.

A ASSOCIAÇÃO – A primeira moradora da comunidade a se manifestar foi Leda Maria Garcia, integrante da Associação Comunitária do Bairro Urlândia.

Ela informou que a associação conta com vários projetos e possui diversas reivindicações as quais a diretoria da associação pretende levar as demandas ao Poder Executivo Municipal. Ela relatou que o bairro tem muitas coisas boas, como projetos sociais, escola, unidade de saúde e comércio local com diversas opções.

Segundo ela a maior necessidade da comunidade hoje é um prédio próprio para abrigar a Unidade de Saúde que funciona em imóvel alugado. Outra necessidade é asfalto e pavimentação nas ruas e uma área verde para que os moradores possam desfrutar. Entre as coisas boas que existem no bairro está o projeto de aulas de danças gratuitas que acontece todos os sábados no salão da comunidade e também a rede de esgoto que está sendo feita pela Corsan.

SAÚDE – A Fisioterapeuta Aline Josiane Waclawosky, da Unidade de Saúde da Vila Santos, confirmou que a maior necessidade é uma estrutura física própria para a unidade de saúde com espaço amplo e suficiente para dar mais qualidade ao atendimento aos pacientes.

Ela falou das diversas ações que estão sendo desenvolvidas na comunidade na área da saúde, onde os pacientes contam com os serviços de profissionais da residência médica, fisioterapia, fonoaudiologia, grupos para hipertensos, diabéticos e convivência. A Unidade de Saúde também realiza atividades de saúde na escola oferecendo palestras, vacinas e orientações para os estudantes promovendo a saúde e utilizando os espaços disponibilizados pela comunidade.

ESF – Caren Fabiana Alves, Enfermeira da Unidade de Estratégia da Saúde, da Vila Santos que atende cerca de 6 mil habitantes também relatou que a maior necessidade é o espaço físico, pois vontade de trabalhar e diversas iniciativas não faltam por parte da equipe de saúde.

EDUCAÇÃO – A Professora Elenara Oliveira da Silva, Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Reverendo Alfredo Winderlich, que atua há 47 anos na Vila Santos explicou que a escola tem como principal objetivo a busca pelo respeito e integração na comunidade. A Escola possui um Projeto que oferece exames de visão e óculos gratuitos e também orientações sobre odontologia para os alunos.

Ela falou da Gincana que acontece há 4 anos na escola com um tema escolhido pelos professores focando sempre na sustentabilidade, incluindo nas tarefas a manutenção dos jardins feita pelos alunos e familiares usando materiais reciclados (pneus, garrafas pet e outros materiais) envolvendo os três turnos, incluindo a EJA, que acontece a noite. “É uma escola muito ativa na vida da comunidade”, disse a educadora.

REIVINDICAÇÃO – Segundo a Professora, a reivindicação principal é a cobertura da quadra de esportes para as aulas de educação física e eventos realizados no local, que em dias de chuva precisam ser cancelados ou trovados de local. Ela também solicitou faixa de segurança, quebra molas e melhor sinalização nas proximidades da Escola.

DANÇA – A aluna Yasmin Fontoura Rodrigues, falou das oportunidades que a escola oferece, entre elas o grupo de danças desenvolvendo o corpo e a mente, auxiliando inclusive nos estudos em sala de aula.

A IGREJA – Mateus Roncatto, da Igreja do Evangelho Quadrangular falou do Projeto Lucas desenvolvido pela igreja, com atendimento odontológico, cortes de cabelo, doações de roupas, dicas de saúde, dança, teatro e outras atividades de acordo com a necessidade de cada família. No mês de março a unidade móvel do Projeto Lucas esteve no bairro onde atendeu mais de 1.400 pessoas.

Segundo ele, a maior necessidade do bairro no momento seria a infraestrutura das ruas e maior investimento na área da saúde.

O SALÃO DA COMUNIDADE – Marcos Rogerio Foletto, Coordenador da Capela São Francisco de Assis, que atua há 19 anos como voluntário no local falou das aulas de catequese, crisma e das missas. Ele explicou que ações podem ser desenvolvidas no salão da comunidade que é emprestado para a realização de atividades como grupos de saúde, aulas de ginástica, reuniões, encontros e outros.

AS EMPRESÁRIAS – Lucia de Fátima Cardoso Umpierre e Andressa Kauffmann, proprietárias da Padaria e Minimercado Rossatto, atuando no bairro há 21 anos, visitaram a unidade móvel e falaram sobre o empreendimento que é uma empresa do ramo familiar que atende a toda a comunidade oferecendo as delicias fabricadas na padaria. Elas falam do bairro com muito orgulho, dizendo que é um lugar bom de se viver.

A PRESIDENTE – Inês Medianeira Luz, nova Presidente da Associação Comunitária do Bairro Urlândia falou das ações que serão desenvolvidas em benefício do bairro em sua gestão e disse que ela e sua diretoria tem muito trabalho pela frente. Ela aproveitou a oportunidade para convidar toda a comunidade para participar da associação com sugestões e também participando dos eventos promovidos pela associação.

AGENTE DE SAÚDE – No encerramento do programa, Neli Rodrigues de Oliveira, Agente Comunitária de Saúde do bairro falou do trabalho realizado no bairro na área da saúde fazendo o acompanhamento das famílias em suas residências.

O Projeto Rádio Jornal nos Bairros que já passou pela Tancredo Neves, Vila Maringá, Bairro Salgado Filho e Bairro Urlândia, é uma realização da Rádio Medianeira e Jornal Regional Águas da Serra, com patrocínio Âncora de Corsan e apoio do Colégio Energy.

O Programa vai ao ar todas as terças-feiras, sempre das 8h às 11h, com apresentação do radialista Antônio Tessis, fazendo sete intervenções de cinco minutos cada dos locais visitados pela reportagem, dentro do programa Rádio do Povo, apresentado por Clédio Calegaro, na Rádio Medianeira AM.

O próximo local a ser visitado será o Bairro Campestre do Menino Deus, no dia 12 de setembro.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Reportagem: Franciele Volpatto/Jornal Águas da Serra
Apresentação Antônio Téssis/Rádio Medianeira
Produção e fotos: Leandro Martin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *