Buscando qualificar os serviços de alimentação no Município, a Prefeitura, por meio da Superintendência da Vigilância em Saúde, promove, na próxima terça-feira (05), o 1º Seminário em Segurança Alimentar de Santa Maria. O evento tem o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) e será realizado a partir das 18h, no auditório da Cacism.

A atividade é voltada para proprietários e responsáveis por supermercados e minimercados, açougues e padarias da cidade. De acordo com o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb, um dos principais objetivos do evento é trabalhar com o setor as determinações atualizadas pelas portarias 66 e 146, de 2017, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que estabelecem novos requisitos e exigências para o funcionamento, licenciamento, fiscalização e controle dos estabelecimentos que exerçam a atividade de comércio atacadista e varejista nos segmentos de açougue e fiambreria no Estado.

Conforme Streb, as novas regulamentações, que passaram a valer desde o início do ano, têm causado dúvidas em quem trabalha com o serviço de manipulação de alimentos, uma vez que foram estabelecidas novas regras para a realização da atividade. Assim, o seminário – que constará de palestras e espaços para debates – trabalhará as determinações das novas portarias.

Ainda, serão trabalhadas informações e regras gerais para qualificar os serviços prestados, sobre segurança alimentar, como a questão do cuidado, higienização, técnicas de conservação dos alimentos, estrutura física, gerenciamento de resíduos nos estabelecimentos, entre outros temas.

“Essa é uma nova política da Vigilância em Saúde. Não queremos apenas autuar e penalizar os empresários. Esse seminário significa um novo tipo de relação com esse público, uma relação de educação e proximidade”, explica Alexandre.

Ao todo, são disponibilizadas 75 vagas para o seminário. A atividade é gratuita, mediante inscrição prévia.

SERVIÇO

O quê: 1º Seminário em Segurança Alimentar de Santa Maria

Quando/ horário: Terça-feira (05), às 18h

Local: Auditório da Cacism (Rua Venâncio Aires, 2.035, 6º andar)

Inscrições: Diretamente com o Sindigêneros, pelo e-mail 5generos@terra.com.br ou no telefone (55) 3221-4635

PROGRAMAÇÃO

Palestrantes e temas

– Magnólia Martins Erharrdt (Médica veterinária e professora da UERGS/ Encantado)

* Programa de Segurança Alimentar

* Boas práticas em alimentação

* Legislações pertinentes

– Carlos Flávio Barboza da Silva (Médico veterinário da Vigilância em Saúde, setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Santa Maria)

* Gerenciamento de resíduos de serviços de alimentação

– Roberta Mascarenhas de Souza (Médica Veterinária da Vigilância em Saúde, setor de Alimentos)

* Atualização em regras de Licenciamento e Açougues e Fiambrerias

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arte/ Gibran Carrazzoni

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA