loading...

Chegou a vez da região Norte receber o Projeto Rádio Jornal nos Bairros

Chegou a vez da região Norte receber o Projeto Rádio Jornal nos Bairros

A terceira edição do Programa Rádio Jornal nos Bairros chegou ao Bairro Salgado Filho, na região Norte de Santa Maria, nesta terça-feira, dia 29 de agosto. A equipe formada pelo apresentador Antônio Tessis, o produtor Leandro Martins e o responsável pela Unidade Móvel da Rádio Medianeira, Antônio Lima, foi recebida na Escola Batista, na Rua Borges de Medeiros, 1150. O programa tem o apoio âncora da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Colégio Energy.

O Bairro Salgado Filho localizado na Região Norte de Santa Maria tem uma população de 9.800 habitantes e é o 7º bairro mais populoso da cidade. Formam o Bairro: Salgado Filho (Sede), Vila Brasília, Vila Kennedy, Vila Norte, Vila Nossa Senhora do Trabalho e Vila Salgado Filho.

O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO –  o primeiro morador do bairro a ser entrevistado foi Adão Índio Siqueira, Presidente da Associação Comunitária.

Índio, falou que o bairro é uma região muito grande que possui vários problemas, mas também tem muitas coisas boas. Em nome da comunidade ele se manifestou dizendo que a maior reivindicação da população é a limpeza do Arroio Cadena.

O Ginásio Guarani Atlântico, que teve o telhado danificado por um temporal também carece de reparos. No Posto de Saúde da Vila Kennedy, faltam médicos; a praça não tem brinquedos e bancos; na área da segurança pública o Posto da Brigada Militar foi extinto, e no transporte coletivo, faltam paradas de ônibus com bancos, cobertura e a comunidade também enfrenta dificuldades com os horários de ônibus.

Índio salientou que hoje, o bairro conta com ruas asfaltadas e pavimentadas, sendo que antes era barro. Ele se orgulha de contar que o bairro possui mais de 12 escolas, municipais, estadual e particular desenvolvendo a educação na comunidade.

CONSÓRCIO SIM – Cristiano Andretta, Gerente Operacional do Consórcio SIM, explicou que a Empresa de Transportes Salgado Filho atua no bairro há 50 anos prestando serviço de transporte para a população. Segundo ele, uma das novidades é a linha de ônibus para o Shopping Praça Nova que inaugura nesta quinta-feira, dia 31 de agosto.

O GESTOR – Vilson Ziegler Costa, Diretor Administrativo da Escola Batista, agradeceu a presença do Programa no bairro e ressaltou os valores da comunidade, entre eles, a presença da Escola Batista (antiga Escola Paulo de Tássio), que chegou aos seus 56 anos de fundação, atendendo 417 alunos com o trabalho de 31 servidores, oferecendo ensino fundamental e educação infantil completos a partir dos 4 anos, contando, inclusive, com turno integral para a educação infantil. A Escola atende alunos de diversos bairros, graças à qualidade do ensino oferecido.

A DIRETORA – Professora Claudia Cebalhos, Diretora da Escola Batista, ressaltou o cunho cristão da entidade que trabalha os valores emocionais dos alunos. Ela falou das dificuldades de trabalhar com a educação atualmente, mas disse estar muito contente com o trabalho e os resultados da escola que possui ensino de qualidade oferecendo também diversos projetos e ações comunitárias tais como campanha do agasalho, cuidados com a escola, escolinha de futebol, aulas de música e de balé, e também em breve serão implantadas aulas de inglês.

Ela também reforça que a escola é muito segura e tem como objetivo principal o desenvolvimento sócio emocional dos alunos para que saiam da escola seres humanos bem formados.

PROJETO HORTA – A Coordenadora Pedagógica da EMEI Borges de Medeiros, Professora Sabrina Peixoto, falou sobre o Projeto Horta desenvolvido na escola que foi aderido por todas as professoras.

A Escola é uma referência para a comunidade produzindo alimentos orgânicos, sem uso de agrotóxicos e que depois são consumidos pelos próprios alunos na merenda. A comunidade que desejar, pode ajudar na limpeza da horta.

POSTO DE SAÚDE – De acordo com a Enfermeira Sibele Melo Vieira, o bairro conta com uma Unidade Básica de Saúde, composta por quatro Médicos Clínico Geral, três Médicos Ginecologistas Obstetras, duas Médicas Cubanas do Programa Mais Médicos que atendem o Programa da Saúde na Família e três dentistas.

A UBS também conta com uma profissional para vacinas, enfermeiros e agentes de saúde. Atualmente mais de duas mil consultas são realizadas por mês no local e são atendidas em média 300 gestantes ao ano. O local oferece também teste rápido de gravidez, HIV e Hepatite. Uma das reivindicações da comunidade é um profissional pediatra.

ESF – A Enfermeira Ana Luiza Parcianello, responsável pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), explica que a unidade de saúde conta com o trabalho de duas médicas cubanas que atendem a população com o auxílio de Agentes Comunitários de Saúde que fazem o acompanhamento das famílias.

POVO – Eva Fernandes, moradora há 30 anos do bairro, destacou as melhorias recebidas ao longo dos anos e aproveitou para pedir um olhar especial da Administração Municipal para o Ginásio Guarani que serve para abrigar os treinos das crianças.

O Colégio Energy, apoiador do projeto Rádio Jornal nos Bairros, aproveitou o espaço para ofertar cinco bolsas inteiras de capacitação e 10 meias bolsas para capacitação em diversas áreas para os ouvintes da Rádio Medianeira.

ESPORTE – Augustin de Oliveira Pereira, representante da região Norte do bairro, falou com a reportagem e contou que realiza um trabalho voluntário com a Escolinha de Futebol do bairro há 25 anos que beneficia 36 crianças e adolescentes dos 08 aos 18 anos. Quem quiser pode colaborar com a doação de bolas para os treinos e lanches para as crianças, ou então com doações para e festa de final de ano que reúne mais de 700 crianças.

Durante o programa, diversos moradores do bairro estiveram visitando a Escola Batista onde a unidade móvel da rádio esteve presente, entre eles representantes da Brigada Militar, que infelizmente não puder falar porque foram chamados para atender a uma emergência.

O Programa Rádio Jornal nos Bairros vai ao ar todas as terças-feiras, sempre das 8h às 11h, com apresentação do radialista Antônio Tessis, fazendo sete intervenções de cinco minutos cada dos locais visitados pela reportagem, dentro do programa Rádio do Povo, apresentado por Clédio Calegaro, na Rádio Medianeira AM.

O próximo local a ser visitado será o Bairro Urlândia, zona Sul da cidade, no dia 05 de setembro.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Reportagem: Franciele Volpatto/Jornal Águas da Serra
Fotos: Leandro Martin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *