Na próxima semana, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) retorna suas atividades neste segundo semestre do ano. E com a volta às aulas retornam, também, as já tradicionais festas dos bixos, na Praça Saturnino de Brito.

Preocupada com a segurança e o bem-estar destes jovens, a Prefeitura Municipal e aos órgãos de segurança da cidade reuniram-se, nesta sexta-feira (04), para organizar a segunda edição do Calourada Segura – que ocorrerá de segunda (07) a sexta-feira (11).

A primeira edição, em março deste ano, foi considerada, tanto pelo Poder Executivo e órgãos de segurança quanto pelos estudantes, um sucesso no que se refere à estrutura, à organização e à segurança. A exemplo desta, a Administração Municipal quer deixar tudo pronto para recepcionar os novos alunos que chegam à cidade e querem celebrar o início das aulas

A Operação Calourada Segura envolve pelo menos oito secretarias de Governo, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, entre outras instituições comprometidas com a segurança da população.

Durante o encontro ficou definido que a Prefeitura Municipal irá disponibilizar banheiros químicos, contêineres de lixo, ambulância e fará a limpeza após a celebração. A Guarda Municipal será encarregada de reposicionar as câmeras de vigilância, para ampliar a visão na sala de videomonitoramento. A Superintendência de Fiscalização verificará o horário de funcionamento dos bares, que devem ficar aberto até as 22h. Ambulantes que venderem bebidas terão seus produtos recolhidos.

A Brigada Militar irá reforçar o efetivo no entorno da Praça, fazendo abordagens e rondas. Pontos de vigilância estratégicos serão montados na Saturnino de Brito para ampliar a visão dos policiais e guardas municipais. A Polícia Federal também estará com uma equipe disponível no local. A Polícia Civil reforçará o plantão na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA).

Ruas fechadas no entorno

Os motoristas que transitam pelas ruas centrais precisam ficar atentos de segunda (07) a sexta-feira (11). Isso porque, para que a festa aconteça com segurança, algumas ruas serão bloqueadas, sendo orientadas por equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Confira abaixo:

A partir das 19h

Na Rua Dr. Bozzano com a Serafim Valandro: será fechado o acesso a Bozzano

Na Rua Duque de Caxias com a Venâncio Aires: será fechado o acesso a Duque

A partir das 21h

Na Rua Cel. Niederauer com a Duque de Caxias: o trânsito – no sentido bairro-centro – será desviado para a Duque

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Fonte – Prefeitura de Santa Maria

Foto: João Alves / Prefeitura

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA