Já está tudo pronto para a 32ª Edição do Festival Internacional de Inverno de Vale Vêneto e a 32ª Semana Cultural Italiana. A programação inicia às 10h de domingo (23) com as oficinas de instrumento, canto, regência e educação musical, e segue até o dia 30 de julho. Já o encerramento da programação será no dia 30, a partir das 20h30, com o Concerto do 32º Festival Internacional de Inverno da UFSM, com a participação dos professores convidados, no Theatro Treze de Maio. A organização lembra que Todos os recitais e concertos têm entrada franca. Quem for a Vale Vêneto, além da música, terá à disposição a farta gastronomia italiana.

Confira a programação

HISTÓRIA

O Festival Internacional de Inverno da UFSM iniciou em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então a Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine tem sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.

Em mais de três décadas de existência, além de alunos brasileiros vindos de diferentes estados, o Festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolivia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, mais de 40 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Foto: reprodução / UFSM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA