Após vários dias de calor, com temperaturas chegando aos 30º C, o frio retornou ao Rio Grande do Sul neste domingo.  A frente fria, que atingiu Argentina e Chile, agora veio para o Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, as marcas podem despencar para 5°C ainda hoje. Em Santa Maria, o domingo começou com frio e chuva. A temperatura deverá cair mais nas próximas horas e a mínima pode chegar até 6º graus ainda hoje.

Já na segunda-feira, com a chegada da parte mais intensa do ar polar, o dia vai ser extremamente frio com temperaturas muito baixas mesmo no período da tarde.

Ainda conforme a MetSul, além do frio, a chuva também atinge várias partes do Rio Grande do Sul, porém não em grandes volumes, permanecendo entre 15 e 20 milímetros.

O alerta maior fica para a possibilidade de vento forte que pode ter entre 60 e 70 quilômetros por hora, o que muda bastante a sensação térmica para os gaúchos.

Em Caxias, na Serra, a mínima será de 1ºC. Em São José dos Ausentes, nos campos de cima da Serra, a mínima será de -4ºC. Na região de São José dos Ausentes não podem ser descartadas mínimas de -7ºC a -9ºC de hoje para amanhã. Há previsão de neve para municípios da Serra Gaúcha e até para Caçapava do Sul, onde o calcário poderá dar lugar aos cristais de gelo.

As temperaturas baixas predominam no Estado até quinta-feira. As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias e as mínimas podem ficar ao redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios gaúchos.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Com informações da MetSul Meteorologia
Foto: Paulo Henrique Pinheiro/MetSul

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA