loading...

Tudo pronto: 250 mil pessoas são aguardadas para a 24ª Feicoop e 13ª Feira EcoSol

Tudo pronto: 250 mil pessoas são aguardadas para a 24ª Feicoop e 13ª Feira EcoSol

O maior evento de economia solidária da América Latina já está ganhando forma no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Medianeira, em Santa Maria. De sexta-feira (07) até domingo (09), a expectativa é que mais de 250 mil pessoas circulem pelos pavilhões da 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária (EcoSOL) e a 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP).

Para que tudo ocorra devidamente como o planejado, a organização da FEICOOP – que é feita pelo projeto Esperança/Coesperança e pela Prefeitura de Santa Maria – já está alojando, nesta quinta-feira (06), os expositores em seus estantes. A abertura oficial da 13ª EcoSOL e 24ª FEICOOP ocorre às 16h de sexta, no Palco da Feira. Outras atividades também estão previstas na programação, como seminários, oficinas e reuniões.

Também será realizada a 17ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar, bem como a 13ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social, prevista para ocorrer às 14h de sexta-feira. Confira aqui a programação completa.

Os expositores da feira vêm de vários estados do país e também do exterior e, neste ano, serão expostos aproximadamente 10 mil produtos, que variam da agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, que fez parte da Comissão de Organização da EcoSOL e da FEICOOP, pelo Poder Executivo, lembrou que todas as solicitações feitas, como a infraestrutura e a organização da mobilidade urbana, foram realizadas pela Prefeitura Municipal.

“Tudo que nos foi pedido foi feito. O Governo está à disposição para colaborar cada vez mais”, lembrou o chefe do Executivo.

Coordenadora do projeto Esperança/Cooperança, irmã Lourdes Dill, ressalta os fatores que estão contribuindo para a realização das feiras, como o clima estável e a grande participação de expositores.

“Estamos muito felizes, e temos certeza que vamos fazer uma das maiores feiras. Nossa meta é que, neste ano, mais de 250 mil pessoas passem por aqui”, argumentou a irmã.

A Feira
A Feicoop é uma grande escola de organização e formação de convivência do voluntariado, dos Movimentos Sociais e da Economia Solidária. São 24 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

Horário de comercialização
Sexta-feira (7) – das 7h30min às 20h
Sábado (8) – das 7h às 20h
Domingo (9) – das 7h30min às 18h

Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Diferenciais do evento
Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.
Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Organização
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.

O que é Economia Solidária
É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos/as tenham qualidade de vida.
A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política…).

Programação
CLIQUE AQUI e confira a programação completa da 24ª Feicoop.

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/

Informações sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail projeto@esperancacooesperanca.org.br ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Com informações da Prefeitura e Assessoria de Comunicação da Feicoop
Foto: João Alves / Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *