A inauguração do Ponto de Troca de Tráfego em Santa Maria (PTT-SM) será o destaque do IX Fórum – Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil que ocorre no dia 30/06 em Santa Maria-RS.

O IX Fórum (antigo PTT Fórum) acontece desde 2007 e trata dos principais assuntos relacionados à infraestrutura da Internet no Brasil, especialmente sobre os Pontos de Troca de Tráfego Internet, ou Internet Exchanges.

O QUE SÃO PONTOS DE TROCA DE TRÁFEGO INTERNET? O QUE É O PTT SANTA MARIA?

Os PTTs funcionam como hubs ou pontes em que provedores podem conectar seus servidores, facilitando o tráfego de informações para melhorar a velocidade de conexão dos usuários. O PTT é o ponto que cria o acesso aos servidores do Facebook, Youtube e Netflix, por exemplo. Ou seja: sem esta ponte, o internauta não tem acesso a estes sites.

Atualmente, provedores da região de Santa Maria utilizam um PTT localizado em Porto Alegre, o que faz com que o sinal precise percorrer um longo caminho entre os servidores, o que pode aumentar o tempo necessário para acesso pelo usuário. Com a inauguração do PTT Santa Maria (PTT-SM), os usuários terão um acesso muito mais rápido.

Santa Maria será a 28a localidade brasileira a abrigar um Internet Exchange (IX) ou PTT. A iniciativa é movida pelo NIC.br e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com apoio de entidades como a InternetSul.

“Um PTT traz a grande vantagem da redução na latência, que é o tempo necessário para acessar um conteúdo da Internet. Além disso, contar com um PTT local permite reduzir custos para os provedores, já que o tráfego é resolvido de forma direta e localmente, e não mais por meio de redes de terceiros, o que se reflete em melhorias para o consumidor final”, explica Luciano Franz, presidente da InternetSul.

O lançamento do PTT-SM no IX Fórum ocorre no Hotel Itambé (R. Venâncio Aires, 2741), em Santa Maria – RS.

Site do evento:  http://regional.forum.ix.br/4-santa-maria/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA