Foi lançada na noite de ontem (20), no distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, a 32ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM. O evento será realizado de 23 a 30 de julho, simultaneamente à 32ª Semana Cultural Italiana, promovida pela comunidade local.

Ao som do Quinteto de Metais de Santa Maria, o lançamento do Festival contou a participação do prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego, o coordenador da Semana Cultural Italiana, Luíz José Pivetta, o pároco de Vale Vêneto, padre Lino Baggio, a coordenadora do Festival, professora Vera Vianna, e o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann. Representando a Arquidiocese de Santa Maria esteve presente ao evento o padre Sílvio Weber.

Ouça a entrevista com o coordenador da Semana Cultural Italiana.

Ao longo de uma semana, o Festival de Inverno promoverá diversas ações, como oficinas de música e de musicalização para crianças, além de curso de formação continuada em música para professores de educação infantil. Também serão realizados, diariamente, recitais solo, de música de câmara e orquestra sinfônica gratuitos e abertos ao público.

Este ano o Festival contará com a participação de 17 professores convidados, vindos da Itália, Alemanha, França, Estados Unidos e também do Brasil. A coordenadora do evento comemorou o número de participantes inscritos, que, segundo ela, ultrapassou a quantidade de vagas nas oficinas. Vera Vianna ainda reforçou a importância do festival para a promoção da arte e da cultura: “O investimento em cultura e o incentivo ao ensino de música é fundamental, mesmo em tempos de crise”.

Mais informações e a programação podem ser consultadas no site do Festival.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto e fotos: Mirian Quadros, jornalista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA