O governador José Ivo Sartori, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lidio Nunes, inauguraram nesta sexta-feira, 16, a nova ponte no quilômetro 153 da RSC–287, entre Candelária e Novo Cabrais. O local chegou a ser interrompido no final de janeiro, por medidas de segurança, devido à desestabilização das galerias por onde escoa a água de um córrego.

Uma ponte instalada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul, com os custos arcados pela EGR, permitiu o tráfego temporário no trecho entre Santa Maria e Porto Alegre, com fluxo intercalado, até que a primeira metade da nova ponte ficasse pronta e fosse liberada. A estrutura metálica tinha 34 metros de extensão, além de duas rampas de sete metros em cada lado. Com capacidade para suportar até 30 toneladas, só permitiu a passagem de carros de passeio e de carga leves com até quatro eixos.

A obra definitiva para substituir a galeria danificada, em caráter emergencial, começou no final de fevereiro, com investimento de R$ 706 mil, e faz parte do Acordo de Resultados do governo do Estado. A estrutura tem 22 metros de comprimento e 12 de largura. A liberação da primeira metade do pontilhão ocorreu no dia 19 de abril. A abertura viabilizou a passagem pelo trecho de todos os tipos de veículos. No entanto, o fluxo da pista seguiu em apenas uma via, com semáforos e uma equipe auxiliando na sinalização.

A liberação do trânsito nos dois sentidos aconteceu nesta sexta, com a inauguração da nova estrutura. A obra solucionou também o alagamento das áreas próximas ao curso de água, problema que ocorria há vários anos.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Com informações da Gazeta Online
Foto: Leandro Porto/Rádio Gazeta AM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA