Cerca de 20 mil pessoas são aguardadas para a Procissão de Corpus Christi em Santa Maria, que acontece quinta-feira (15), com a saída programada para às 14h, de frente ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo Cezar de Azevedo, na Avenida Presidente Vargas. De acordo com o padre Ruben Dotto, a procissão irá reunir representantes de todas as paróquias da cidade e comunidade.

Será percorrido o trajeto até o Altar Monumento da Basílica de Nossa Senhora de Medianeira, onde será celebrada uma missa, presidida pelo arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert. Esse ano, os participantes convocam à população a colaborar com um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será revertida às crianças, catadores, idosos e índios.

Haverá um caminhão de coleta em frente ao Hospital de Caridade e outro em frente à Basílica. Segundo o padre Ruben Dotto, a procissão será uma caminhada eucarística, pela paz, segurança, fraternidade e pela vida.

Confira, abaixo, a programação de Corpus Christi nos municípios da região.

Itaara se prepara para a 6ª edição do Corpus Christi Campeiro

Na quinta-feira, acontece a tradicional celebração do Corpus Christi Campeiro, em Itaara. O evento promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas Querência do Pinhal juntamente com as comunidades da Paróquia São José, já está em sua 6ª edição e conta com cavalgada, missa crioula e almoço.

Às 08h inicia a concentração dos cavaleiros e representantes das comunidades em frente à Igreja São José, saindo em direção ao CTG Querência do Pinhal, onde as 10h30moin será celebrada uma missa crioula. Os cavaleiros levarão os estandartes dos seus padroeiros.

Às 12h será servido um almoço. Cardápio: risoto, galeto, saladas e pão ao valor de R$ 18,00 por pessoa.

Na parte da tarde terá treino de laço. O tapete decorativo será feito pelas crianças participantes do grupo de danças do CTG.

Paróquia São Pedro Apóstolo se prepara para a celebração de Corpus Christi

Na quinta-feira (15), às 15h, acontece a tradicional procissão de Corpus Christi em São Pedro do Sul. A saída será da frente do Hospital Municipal, após a benção aos enfermos, passando pela Rua Expedicionário Almeida seguindo até a igreja Matriz São Pedro Apóstolo onde acontecerá a celebração da missa.

Durante o trajeto, como já é de costume, será realizada a benção dos símbolos eucarísticos colocados sobre os altares montados na frente das residências e estabelecimentos comerciais por onde passa a procissão.

Como gesto concreto de partilha, a paróquia São Pedro Apóstolo sugere a doação de cobertores ou alimentos não perecíveis que podem ser deixados antes da celebração na secretaria paroquial, sendo que os cobertores serão usados na confecção do tapete eucarístico.

Com estes cobertores será confeccionado o tapete decorativo na porta da igreja para ser usado durante a celebração e posteriormente, cobertores e alimentos serão doados para entidades e pessoas carentes.

Em caso de chuva, a procissão fica suspensa, mas a missa ocorre normalmente na Igreja Matriz, às 15h.

Nos municípios de Toropi e Dilermando de Aguiar não terá celebração, sendo que os fieis destes municípios participarão da celebração religiosa em São Pedro do Sul.

SAIBA MAIS – Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da igreja católica que tem por objetivo celebrar o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo bispo, ou pelo pároco da igreja, o santíssimo sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

Origem do Corpus Christi – A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida. O antigo testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Colaborou: Franciele Canabarro Volpatto – Editora da Empresa Jornalística Águas da Serra Ltda.
Foto (Destaque): Maurício Barbosa / Especial / FR News / Arquivo / Reprodução

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA