Aproveitando que a chuva deu uma trégua na manhã deste sábado (03), a Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou um mutirão de recuperação de vias em diferentes bairros de Santa Maria. O cronograma iniciou com o patrolamento, empedramento e compactação da Rua Francisco Fagundes da Cunha e da Estrada Rádio Guarathan, na Vila Cauduro, Bairro Boi Morto.O serviço realizado busca dar condições de trafegabilidade a estas vias. Ambas estavam bastante prejudicadas em razão do grande volume de chuva nas duas últimas semanas. A Previsão era de iniciar a recuperação de vias da cidade nos próximos dias, mas a Prefeitura antecipou algumas ações em razão das condições de clima e tempo.

Prefeitura anuncia liberação de R$ 1 milhão para tapar buracos e recuperar ruas

No mesmo sentido, uma outra equipe esteve nas ruas Cruzeiro do Sul e Major Adalberto Soares de Freitas, no Bairro Salgado Filho. A Rua Dom Érico Ferrari, no Parque Dom Antônio Reis, também foi contemplada pelo cronograma da secretaria neste final de semana.

Prefeitura deflagra operação tapa-buracos e inicia recuperação de estradas do interior

Outra frente de trabalho atuou na Rua João Lino Preto, no Parque Pinheiro Machado. O serviço iniciou naquela região na sexta-feira (02), realizando a abertura das valetas na lateral da via para proporcionar melhor escoamento da água da chuva. Esta ação teve continuidade na manhã de sábado e parte do problema está solucionado, cabendo agora a finalização do serviço por parte da Corsan, uma vez que uma rede de água rompeu no local, alagando a via e dificultando a passagem de carros e veículos do transporte coletivo.

Pozzobom: “Minha prioridade é tapar os buracos da saúde”. Ouça a entrevista

O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou parte dos serviços realizados durante a manhã. Na Rua General Neto, próximo ao Monet Plaza Shopping, equipes trabalharam no nivelamento da via. A mesma ação foi realizada na Avenida Fernando Ferrari, em frente ao shopping.

“Estamos reféns das condições do tempo. Enquanto as vias estiverem úmidas, não adianta mexer. Temos um planejamento para recuperar a malha viária, mas ele deve ser bem executado, para evitar desperdício e principalmente, para evitar que os mesmos buracos voltem a surgir com novas chuvas”, comentou o prefeito.

No entanto, apesar de não ter chovido, a primeira etapa do plano de recuperação da malha viária nas ruas centrais não pode ser iniciada hoje. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Público, Paulo Roberto de Almeida Rosa, o fator clima não permitiu que as equipes atuassem na Rua Duque de Caxias, primeira via elencada no cronograma da pasta.

“A chuva parou e nossos servidores estavam todos mobilizados para iniciarmos esta primeira etapa, que consiste na fresagem da via. Mas a principal condição para este serviço é que o asfalto esteja completamente seco, sem nenhuma umidade. Do contrário, se insistíssemos em iniciar o trabalho hoje, com a Rua Duque de Caxias ainda apresentando água empossada nos buracos, estaríamos desperdiçando tempo e recurso público, pois o serviço não ficaria bem feito. E é isso que priorizamos com essa obra de recuperação das vias”, explica.

O cronograma da pasta segue o planejamento realizado na semana anterior e deverá iniciar efetivamente assim que as condições climáticas forem favoráveis.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Deise Fachin

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA