No próximo dia 31, Santa Maria e mais 492 cidades gaúchas participam, simultaneamente, do Dia do Desafio 2017. A atividade, promovida pelo Serviço Nacional do Comércio (Sesc/RS), com apoio das prefeituras municipais, promove a competição saudável entre cidades, através do incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Em 2016, 43% da população de Santa Maria participou do Dia do Desafio.

Na ocasião, o Município disputou com a cidade mexicana de Campeche. Em 2017, Santa Maria desafia a cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo. O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio.

A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

As ações desenvolvidas pela Prefeitura estarão concentradas no Centro Desportivo Municipal (CDM). Conforme a coordenadora do Dia do Desafio em Santa Maria, Elisa Rocha, serão realizadas atividades durante a manhã e à tarde, que incluem caminhada, ginástica dançante, aula de alongamento, musculação e orientações (veja, abaixo, os horários das atividades). Conforme Elisa, os exercícios à disposição são os mesmos que são ofertados semanalmente pela Prefeitura, sendo abertos a toda a comunidade nesta quarta-feira. A intenção é incentivar a prática de atividades no cotidiano da população.

“Com essa ação específica do Dia do Desafio, queremos motivar a prática da atividade física durante o ano inteiro. Queremos despertar o gosto pelos exercícios através da experiência”, explica Elisa.

AÇÕES DO SESC

Além das ações do Executivo, diversas atividades estão sendo organizadas pelo Sesc do Município. Conforme o técnico de Esporte e Lazer do Sesc Santa Maria, Luis Alexandre Grings, serão feitas atividades coletivas na Praça Saldanha Marinho (com atividades física e prestação de serviço) e no Royal Plaza Shopping.

Também foi repassada a orientação para que os professores das escolas municipais, estaduais, particulares e federais da cidade realizem atividades físicas com os alunos nos dois turnos de aula. Segundo Grings, também estão previstas intervenções nas unidades militares e nos clubes da cidade. Conforme o técnico, neste ano, o Sesc coordenará 24 cidades da Região Central durante o Dia do Desafio.

“O real objetivo é demonstrar para a comunidade a variedade de modalidades de atividades físicas que existem. Queremos que as pessoas pratiquem os exercícios, por menor tempo que seja, e que o faça como forma de identificar a necessidade”, destaca Grings.

O técnico destaca que são válidas qualquer tipo de atividade, seja alongamento, caminhada, ginástica, entre outros. Quem realizar alguma ação, deve entrar em contato com o Sesc, pelo telefone (55) 3223-2288, e informar a atividade realizada e o número total de pessoas que participaram. A informação é necessária para contabilizar o total de participantes do Dia do Desafio na cidade.

Atividades no CDM – Promovidas pela Prefeitura (As ações serão realizadas no Ginásio do CDM e são abertas ao público)

– 7h20min: Caminhada (na pista ou dentro do Ginásio, se chover)

– 7h45min: Ginástica do Grupo de Hipertensos

– 8h15min: Ginástica dançante

– 8h30min: Aula de alongamento do Grupo de Hipertensos

– Das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h: Musculação

– Das 13h30min às 16h: Orientações sobre atividades físicas na pista de caminhada

– Das 16h às 17h: Alongamento

– Também no CDM, será montada a “Blitz da Saúde”, com verificação de pressão e glicose e análise capilar. O serviço será oferecido pela Agafarma.

Atividades do Sesc Santa Maria

Praça Saldanha Marinho

– Das 9h30min às 16h: Atividades na Praça Saldanha Marinho. Haverá uma estrutura montada, onde serão oferecidos serviços como verificação de pressão e massagem. No local, o corredor de rua Roberto Carlos permanecerá todo o período realizando atividade em uma esteira

– Às 11h30min e às 17h: Haverá, na Praça Saldanha Marinho, aula de ginástica localizada

Royal Plaza Shopping

– Às 16h30min e às 17h: Serão feitas aulas de ginástica localizada e alongamento. Os donos de estabelecimentos e clientes serão convidados a participar

Demais ações

– Haverão atividades nas escolas de todas as redes de ensino da cidade, bem como nas unidades militares e em clubes do Município

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Com informações de Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deivid Dutra /; Arquivo / A Razão

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA