No período de 15 a 18 de maio, a 3ª Divisão de Exército, juntamente com suas Grandes Unidades, Artilharia Divisionária e suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas, participou da “Operação Laçador”, realizada no Centro de Adestramento e Simulação de Posto de Comando (CAS-PC).

A “Operação Laçador” é um Exercício de Posto de Comando “Jogos de Guerra” – Simulação Construtiva, conduzido pelo Centro de Coordenação e Operações do Comando Militar do Sul (CCOp/CMS).

Um dos objetivos da Operação é o de adestrar os Estados-Maiores das Grandes Unidades e Artilharia Divisionária no planejamento de Operações Militares.

O termo “Jogo de Guerra” refere-se a um exercício tático realizado no contexto de um Exercício de Posto de Comando, no qual são empregados meios computacionais para a apresentação digital do cenário e para a simulação de operações continuadas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, objetivando o realismo dos resultados das integrações quanto ao consumo de suprimentos, de tempo e as perdas em pessoal e material, utilizando o Sistema COMBATER.

COMBATER é um sistema de simulação construtiva desenvolvido para simular ações de combate, apoio ao combate e de não guerra, que permita a adaptação do sistema de acordo com a doutrina militar do Exército Brasileiro.

O sistema trabalha com o processo de integração terreno, condições meteorológicas e inimigo (PITCI) e fornece a trafegabilidade de blindados sobre lagartas, sobre rodas e das demais viaturas empregadas.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Com informações e foto da 3ª DE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA