loading...

Mais de 12 mil pessoas passaram pelo Parque da Medianeira no aniversário da cidade

Mais de 12 mil pessoas passaram pelo Parque da Medianeira no aniversário da cidade

Uma expressão resume o dia de quarta-feira, 17 de maio de 2017: Santa Maria Viva. No dia em que o Município completou 159 anos de emancipação, uma grande festa foi promovida pela Prefeitura, com apoio do Diário de Santa Maria e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) – o Viva Santa Maria. Honrando a promessa de fazer o Município voltar a sorrir, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu e festejou junto às mais de 12 mil pessoas que passaram ao longo do dia pelo Parque da Medianeira, conforme estimativas da Brigada Militar e Guarda Municipal.

Teve festa, teve música para todos os gostos, teve brinquedos, teatro, animações e, além de tudo, teve muito amor e solidariedade. Com o chimarrão em punhos, cadeiras no gramado ou até mesmo em pé, milhares de santa-marienses compareceram à chamada do Executivo para celebrarmos, juntos, o aniversário do nosso Município.

As atividades no Parque da Medianeira começaram às 9h. Apesar da neblina de manhã, à tarde o sol brilhou para a alegria do público. No palco principal, vários artistas, como Pylla e Carbono 14, Yasmini, Junior Benaduce e convidados, Conversa Fora, Claudiomiro da Banda Charm’s, entre outros, dividiram-se para animar a população.

E foram estes cantores, juntamente ao prefeito, que, em uma só voz, cantaram o “Parabéns pra Você”. Benaduce foi o responsável por receber o chefe do Executivo no palco e, desta forma, ele definiu: “Atrás deste evento tem um grande capitão, que se chama Jorge Pozzobom”, avaliou o artista.

Sucinto, o chefe do Executivo agradeceu ao público por comparecer ao Viva Santa Maria e, especialmente, à equipe da Prefeitura que organizou a festa. Jorge Pozzobom relembrou que o evento não teve custo algum e, todas as atividades organizadas e os artistas que subiram ao palco não cobraram nada para estarem lá.

“Essa festa foi organizada com muito carinho, e o nome escolhido para o evento mostra isso: ‘Viva Santa Maria’. Tudo foi feito com muito amor e dedicação. Então, obrigado ao público, porque essa festa é para os santa-marienses. Agradecimento, também, à equipe da Prefeitura que tornou esse evento realidade”, disse o prefeito que, junto aos artistas, cantou a clássica canção “Santa Maria”, de Beto Pires.

SERVIÇOS OFERECIDOS E MUITA FESTA

Já nas primeiras horas da manhã e durante toda a tarde, um dos locais mais movimentados era o estande destinado à vacinação contra a gripe. De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Prefeitura, 900 pessoas foram vacinadas contra a Influenza.

A Política de Saúde Bucal do Município também marcou presença com servidores da Secretaria de Saúde e residentes dos cursos de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário Franciscano (Unifra). Além de orientações sobre higiene e saúde bucal, a população pode exercitar a escovação correta e recebeu kits com escova, fio e creme dental. Ainda na entrada, um caminhão da Secretaria de Meio Ambiente estava a postos, fazendo o recolhimento de resíduos eletrônicos.

Na Praça de Alimentação, dezenas de food trucks e barracas com produtos variados foram montados para garantir combustível para quem se dirigiu até o Parque da Medianeira para passar o dia e desfrutar da programação.

No Altar-monumento do Parque, a Secretaria de Mobilidade Urbana coordenou a Escola de Trânsito do 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar. A ação chamou a atenção da criançada que, em peso, recebeu orientações sobre trânsito. O que também atraiu muito os pequenos, além dos clássicos brinquedos espalhados pelo Parque, foi a tirolesa. Durante toda a tarde, eles desciam pela corda e embelezavam a paisagem.

Movimento também no setor destinado às atividades físicas. Aula de zumba, ginástica para a terceira idade, treinamento funcional e pilates reuniram voluntários e fizeram muita gente espantar o frio e praticar. Para o casal de aposentados Nelci Villar e Pedro Cardoso, moradores do Bairro Duque de Caxias e santa-marienses de coração, assistir as demonstrações de zumba despertaram a vontade de se mexer.

“A música a e vitalidade das gurias contagia. Dá vontade de largar o chimarrão e participar. É muito bonito ver esse espaço ocupado com tanta opção pra gente se distrair, Santa Maria merece”, afirmou Nelci.

Para finalizar a festa, já passando das 19h de quarta-feira, o DJ Wolf Man-Ben colocou o restante do público para dançar e fechou as apresentações no palco. E, assim definiu o prefeito sobre o evento:

“É uma alegria para nós podermos proporcionar este espaço de convívio, entretenimento e prestação de serviços para a população. O aniversário é de Santa Maria, mas o presente é para os santa-marienses”, finalizou.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781) e Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Deise Fachin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *