Na semana em que Santa Maria completa 159 anos, uma missa alusiva ao aniversário do Município – e que integra o Viva Santa Maria – foi celebrada, na manhã desta segunda-feira (15), no Santuário Basílica da Medianeira. A cerimônia abriu a programação preparada pela Prefeitura que, na quarta-feira (17) – dia da grande festa de aniversário –, espera todos os santa-marienses no Parque da Medianeira para festejar mais um ano do Município.

Quem realizou a missa, transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão e Rádio Medianeira AM, foi o arcebispo metropolitano Dom Hélio Adelar Rubert. A celebração também homenageou os 89 anos de fundação do Esporte Clube Internacional de Santa Maria, com a participação de diretores, conselheiros e torcedores do time santa-mariense.

O vice-prefeito Sérgio Cechin e secretários de governo representaram o Executivo e, juntos às autoridades religiosas, oraram por Santa Maria. Alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, bem como entidades da cidade, também participaram da cerimônia.

Em sua fala, Dom Hélio agradeceu aos 159 anos do Município e ressaltou a importância da união em Santa Maria. “Essa é a Cidade Coração do Rio Grande, de Nossa Senhora da Medianeira. Então todos a saudamos”, disse o religioso.

O vice-prefeito aproveitou a missa e convidou à população para que, na quarta-feira, todos prestigiem o aniversário do Município no Parque da Medianeira. Uma série de programação, como shows, intervenções artísticas, food trucks e diversas atividades estarão à espera dos cidadãos.

“Que essa missa que abre a semana de aniversário de Santa Maria possa iluminar a todos, por isso viemos pedir a benção de Nossa Senhora da Medianeira, a padroeira do Rio Grande do Sul. Aproveitamos para convidar os santa-marienses para que comemorem conosco o aniversário da cidade”, convidou o vice-prefeito.

Participaram, ainda, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a secretária de Educação, Lúcia Madruga, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, o presidente da Câmara de Vereadores do Município, Admar Pozzobom, entre outras autoridades.

ANIVERSÁRIO DE SANTA MARIA

Das 9h às 19h, uma série de programação estará à espera dos cidadãos no Parque da Medianeira (Confira abaixo). No evento, que é uma realização da Prefeitura, com apoio do Diário de Santa Maria e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), a população também poderá fazer doações à Campanha do Agasalho 2017. No local, um caminhão fará a coleta dos agasalhos, cobertores, sapatos e demais donativos.

Também no local, a Secretaria de Saúde estará com uma unidade móvel, vacinando a população contra a gripe. Para se imunizar é necessário pertencer a algum dos grupos prioritários e levar carteira de identificação.

Um dos grandes momentos previstos para o aniversário da cidade ocorrerá às 16h de quarta-feira, quando o “Parabéns pra Você”, puxado por Janu e Convidados e Pylla e Carbono 14, será cantado.

PROGRAMAÇÃO VIVA SANTA MARIA

No Palco

09h – Grupos de terceira idade do CDM e do Oreco, professora Eliza Rocha

10h – Banda da 6ª Brigada Militar de Santa Maria

11h – Aulas de Zumba

12h e 13h – Som

14h – Banda Conversa Fora

Das 15h30min às 16h30min – Artistas de Santa Maria (Janu e convidados e Pylla e Carbono 14)

17h – Yasmini, do Grupo Atoque

18h – DJ Wolf Man-Ben

Outras atividades

– Mateada das 9h às 19h

– Brinquedos do Sesc

– Treinamento funcional

– Slakline

– Tirolesa

– Escalada

– A partir das 14h: Ônibus da Leitura e contação de histórias

Projeto Medianeira Instrumental

No domingo (14), o Santuário Basílica da Medianeira recebeu a 10ª edição do projeto cultural Medianeira Instrumental. A atração especial para o Dia das Mães foi o grupo “As Mulheres de Bah”, de Porto Alegre. O projeto é realizado pela Arquidiocese de Santa Maria por meio da Lei Rouanet, sempre no terceiro domingo de cada mês. A atividade tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A edição de domingo do projeto Medianeira Instrumental foi gravada e será exibida para todo o Brasil, no dia 21 de maio, às 12h45, pela Rede Vida de Televisão.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) e Arquidiocese de Santa Maria

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA