Locais para descarte

Resíduos eletrônicos e eletrodomésticos
– Local: Químea Soluções Ambientais. A empresa recebe eletrodomésticos de menor porte, como cafeteira, micro-ondas, televisão, telefone, computador, entre outros. No entanto, o local não está recebendo objetos de grande porte, como geladeira, freezer e fogão, por exemplo
– Contato: BR-158, nº 10.605, Bairro Cerrito (em diagonal à Fiat)/ (55) 3217-0880

 Eletrônicos, vidro, alumínio e ferro
– Local: A empresa Maringá Metais recebe esse tipo de material, além de outros objetos, como geladeira, fogão, máquina de lavar, celular, televisão, janela velha, entre outros. O local não recebe lâmpada fluorescente, papelão, plástico e madeira. As pessoas podem ir diretamente até o local e levar os inservíveis para o descarte (o ideal é telefonar antes, para agendar a entrega). Para quem preferir que a empresa faça esse recolhimento, é cobrada uma taxa, que varia de acordo com a situação e o tipo/quantidade de material.
– Contato: Rua Miguel Carvalho de Macedo, nº 250, Bairro Uglione/ (55) 3213-2074.

OBSERVAÇÃO: A empresa está temporariamente fechada.

Móveis (pequenos, como cômodas e gavetas) e artefatos de madeira ou compensado
– Local: Quando esse tipo de material não estiver mais em condições de ser aproveitado, o recomendado é que a pessoa quebre os objetos e coloque-os diretamente em um contêiner, pois, por estarem sem condições, serão considerados rejeito. Assim, será destinado ao aterro como lixo comum.

Descarte de cama, sofá e outros objetos de grande porte
– Local: Até o momento, o município não possui um local definitivo para receber esse tipo de material. Também não há nenhuma empresa, cooperativa, ou associação que realize beneficiamento de inservíveis na cidade. No entanto, a Prefeitura trabalha para viabilizar parcerias com associações da cidade, para que elas recebam esse tipo de material. Para quem quiser se desfazer desses móveis, a orientação, nesse momento, é encontrar pessoas que precisem do objeto e que aceitem como doação

Outros resíduos
Óleo de cozinha
– Local: Supermercado Carrefour
– Endereço: Avenida Rio Branco, Bairro Centro/ (55) 3223-0074

Pilha Comum
– Local: Supermercado Beltrame (há uma urna, na entrada do estabelecimento, para o descarte das pilhas)
– Contato: Rua Euclides da Cunha, nº 1.579, Bairro Dores/ (55) 3028-9460

 Resíduos da construção civil
– Local: Gr2. A empresa oferece o serviço de recolhimento de resíduos sólidos da construção civil através da colocação de caixas/contêineres. O valor para instalação da caixa e recolhimento varia conforme o tipo de resíduo: R$ 150 (resíduos limpos, com apenas materiais de alvenaria) e R$ 300 (resíduos sujos, que contenham outras misturas aos resíduos da construção)
– Contato: (55) 3028-6996

Baterias de celulares
– Local: Help Manutenção de Celulares
– Contato: Rua Duque de Caxias, 1.461/ (55) 3027-8080

Lâmpadas Fluorescentes
– Local: Conforme a Lei Municipal 5539/2011 o consumidor pode devolver o produto onde comprou (é obrigatório o aceite por parte do comerciante)

Pneus usados
– Local: Transecicle. A orientação é que quem tiver esse tipo de material para descartar, ligue para o responsável, Alfran, para acertar como pode ser feita a entrega dos pneus
– Contato: 99121-3554

Papelão, papéis, cadernos, garrafas pet, latinha, isopor e sucata
– Local: Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (Asmar)

– Contato: Rua dos Branquilhos, nº 79 – Nova Santa Marta (atrás do Colégio Marista) / (55) 3026-9167
OBSERVAÇÃO: o recolhimento é realizado mediante cadastro junto à Asmar, de acordo com o cronograma de visita aos bairros. (Com informações de Ana Bittencourt – Mtb 14.265)
Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Foto: João Alves / Prefeitura

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA