loading...

UFSM adquire maior piano de cauda existente no mercado ao custo de U$ 126,3 mil

UFSM adquire maior piano de cauda existente no mercado ao custo de U$ 126,3 mil

A UFSM acaba de anunciar, oficialmente, a compra do maior piano de cauda existente no mercado mundial, ao custo de mais de 126 mil dólares. A informação foi postada no site oficial da instituição.

Trata-se de um piano da marca Steinway & Sons, reconhecido mundialmente pela qualidade e atenção aos detalhes na fabricação, que inclui muitas fases realizadas de forma artesanal. Trata-se de um modelo de concerto, considerado o preferido entre os grandes pianistas e presente nas melhores salas de concerto do mundo.

O instrumento fará parte do acervo do futuro Centro de Eventos da instituição, em fase final de construção, e será utilizado nos concertos e recitais promovidos no local. O anúncio da compra do piano ocorre dois dias, após o reitor Paulo Burmann ir à Câmara de Vereadores, pedir apoio ao Parlamento Municipal, devido a falta de repasses do Governo Federal, que podem paralisar as atividades na instituição a partir do mês de setembro.

Falta de repasses do Governo Federal pode paralisar serviços na UFSM

Confira, abaixo, a nota de divulgação lançada pela UFSM, nesta quinta-feira (20).

UFSM adquire piano de cauda da marca Steinway & Sons para o Centro de Convenções

“O Centro de Convenções vai modificar o cenário musical de Santa Maria, abrindo portas para que a comunidade regional tenha acesso a concertos antes inimagináveis no centro do estado”.

A afirmação é da professora de piano Vera Vianna, do Departamento de Música da UFSM, sobre o piano de cauda da marca Steinway & Sons, modelo D, recém adquirido pela Universidade para compor a estrutura do Centro de Convenções.

Fabricados nos Estados Unidos, os pianos da marca Steinway & Sons são reconhecidos mundialmente pela qualidade e atenção aos detalhes na fabricação, que inclui muitas fases realizadas de forma artesanal. Os instrumentos não possuem componentes plásticos, tendo 85% de sua composição em madeira. “Seu mecanismo único e sonoridade inigualável são características que deram à marca Steinway lugar de destaque no meio cultural”, observa a professora Vera.

O modelo D, adquirido pela Universidade, indica o tamanho do piano: são 2,74 m de comprimento – o maior piano existente no mercado. Trata-se de um modelo de concerto, considerado o preferido entre os grandes pianistas e presente nas melhores salas de concerto do mundo. A caixa de ressonância do instrumento, a popular cauda, é maior, e, portanto, as cordas são mais longas, o que gera maior potência de som, o suficiente para “encher” uma grande sala. O piano ficará instalado no Centro de Convenções e deverá ser usado por pianistas para concertos e também em outros eventos da área da música que demandem o uso do instrumento. Foram investidos US$ 126.300,00 na aquisição do piano.

Segunda a professora Vera, a aquisição do piano para o Centro de Convenções permitirá a ampliação das formas de utilização desse espaço, viabilizando a realização de grandes espetáculos, como apresentações de orquestras, grupos de câmara e concertos de piano solo com renomados músicos, atrações antes restritas aos grandes centros. “O que a UFSM está fazendo é democratizar o acesso aos meios culturais. A experiência de apreciação musical numa grande sala de concertos é única e transformadora. A UFSM se insere na sociedade e promove a produção artística e cultural, estimulando a formação humanística e o sentimento de pertencimento social”, avalia Vera Vianna.

Centro de Convenções – Com inauguração prevista para o mês de maio, o Centro de Convenções da UFSM se caracteriza como o maior teatro do interior do estado, com mais de 6,8 mil m² de área construída e 1.177 lugares, considerando plateias baixa, alta e mezanino. O espaço será utilizado para eventos diversos, desde colações de grau, palestras e congressos científicos, até grandes espetáculos culturais. Uma programação especial está sendo preparada para o mês de junho, para marcar a inauguração do local, incluindo a promoção de um recital de inauguração do piano Steinway & Sons, em data a ser definida.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *