A 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária serão lançadas sábado (1º), às 9h, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, nos fundos do Parque da Medianeira, em Santa Maria. O evento também irá comemorar os 25 anos do Feirão Colonial.

Em 1º de abril de 1992 foi criado o Feirão Colonial, que desde então é realizado todos os sábados, das 7h às 11h30min, com a presença de 120 grupos de produtores da região Central do Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu a partir das atividades do Projeto Esperança/Cooesperança (fundado há 30 anos), setor vinculado ao Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria.

“É uma luta histórica e muito bonita, comprometida e desafiadora. Quando começamos não tínhamos onde se espelhar ou buscar experiências. Não havia feiras que se ligassem na forma de um feirão”, explica a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

A iniciativa tem como diferencial a comercialização de forma direta entre o produtor organizado e consumidor consciente, oportunizando a prática do comércio justo e do consumo ético e solidário. A gestão é feita de forma colegiada, participativa e autogestionária entre a equipe do Projeto Esperança/Cooesperança e os grupos associados.

“Nós criamos uma metodologia e hoje o Feirão Colonial é uma experiência aprendente e ensinante. É um patrimônio de Santa Maria pelo acúmulo que se deu ao longo de sua história”, afirma irmã Lourdes.

O Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, que todos os sábados recebe milhares de consumidores, possui quase 4 mil m² de área construída. O espaço foi se expandindo ao longo dos anos com o apoio do governo Municipal, Estadual e Federal.

Devido ao sucesso da iniciativa, desde o dia 23 de novembro de 2016, o Feirão Colonial também é realizado às quartas-feiras, das 17h às 21h, com um número crescente de produtores e consumidores.

Bolo gigante – Entre as atrações da manhã de sábado no Feirão Colonial estará um bolo gigante que será servido para todos os presentes. Confira a programação completa abaixo.

Feicoop – A 24ª Feicoop e 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária serão realizadas entre os dias 7 e 9 de julho. O evento é organizado pelo Projeto Esperança/Cooesperança e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria. Ano passado, cerca de 248 mil pessoas prestigiaram a feira.

3ª Expoflores teve início nesta quarta (29)

Iniciou na manhã desta quarta-feira (29) a 3ª edição da Expoflores – Flores e Plantas de Holambra, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. O evento que segue até domingo expõe 180 espécies entre frutíferas, ornamentais, florestais e flores.

Parte da renda obtida com a venda da 3ª Expoflores será destinada ao Lar Vila Itagiba de Santa Maria. O horário de funcionamento, entre quarta e domingo, será das 9h às 21h, com entrada gratuita.

Programação de sábado (1º), a partir das 9h:

– Mística de abertura e homenagem a Dom Ivo Lorscheiter, fundador do Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria;
– Bênção do Feirão Colonial (Padre Rubem Dotto);
– Pronunciamentos das autoridades e representantes do Projeto Esperança/Cooesperança;
– Lançamento do Projeto: Programa Agricultura: ações educativas em produção, consumo e mediação social no Feirão Colonial de Santa Maria, com assessoria da professora Gisele Guimarães e acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
– Lançamento da 24ª Feicoop e 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária;
– Lançamento da Revista Jubilar dos 25 anos do Feirão Colonial;
– Apresentação Cultural da Comunidade Indígena Kaigang (crianças e adolescentes);
– Partilha do “Bolo Gigante” e confraternização com todos os presentes, visitantes e consumidores;
– Espaço livre para confraternização e convivência entre todos os visitantes e comunidade rural e urbana e aquisição de produtos no Feirão Colonial.

Mais informações
Entre em contato com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. E-mail:  projeto@esperancacooesperanca.org.br. Site: www.esperancacooesperanca.org.br.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA