Nesta terça-feira (31), às 14 horas, será realizada a sessão solene de eleição e posse da mesa diretora da Assembleia Legislativa (AL) do RS para o período 2017/2018. A cerimônia ocorrerá no Plenário 20 de Setembro. Por acordo de lideranças, a chapa única terá como presidente o deputado Edegar Pretto (PT).

Ele será o sucessor da deputada Silvana Covatti (PP) na presidência. De acordo com o Regimento Interno da AL, os demais integrantes da chapa concorrente devem ser anunciados até o meio-dia de terça-feira.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que estará presente na solenidade de posse, destaca que o dia será histórico para o Legislativo Gaúcho, pois marcará a chegada de um representante direto dos movimentos sociais do RS ao segundo posto mais importante do Estado.

“O Edegar tem um trabalho muito dedicado à questão agrária, às lutas dos pequenos produtores rurais, à alimentação saudável e à inclusão social. Esse acúmulo dele certamente agregará ao Parlamento um perfil mais acolhedor, mais negociador e mais aberto ao diálogo. Isso fará muito bem ao Estado no cenário de crise atual”, disse Valdeci.

Origens

Militante forjado nas organizações dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, Edegar possui uma trajetória marcada pelas lutas dos movimentos populares. É um dos nove filhos do deputado Adão Pretto, falecido em 2009. Assim como o pai e a mãe, Edegar tem sua origem na roça, onde trabalhou até os 15 anos com a família na pequena propriedade no interior de Miraguaí, na Região Celeiro.

Programação

A partir das 13h a presidente Silvana Covatti e o deputado Edegar Pretto recepcionam autoridades e familiares na Sala da Presidência, no segundo andar do Palácio Farroupilha. Às 13h50, os convidados serão encaminhados ao Plenário 20 de Setembro.

O deputado Edegar Pretto ocupará cadeira junto à bancada do PT, e a sessão será aberta pela atual presidente, Silvana Covatti, que convidará os presentes a ouvirem o Hino Nacional. Em seguida serão apresentados os nomes dos deputados que irão integrar a chapa concorrente.

Conhecidos os nomes, os deputados e deputadas votam, é declarado o resultado e a deputada Silvana Covatti faz seu pronunciamento de despedida. Ao final do pronunciamento é lida a ata de transmissão de cargo de presidente, com a assinatura do termo por Silvana e Edegar.

Já empossado, o deputado Edegar Pretto faz seu pronunciamento da tribuna. A sessão é encerrada com a execução do Hino Rio-grandense.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi

Com informações da Agência de Notícias da AL
Foto: Reprodução / Vinicius Reis / AL

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA